Chojun Miyagi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Miyagi Chojun.jpg

Breve Biografia[editar | editar código-fonte]

Chojun Miyagi (宮城長順, Miyagi Chōjun?)[Nt 1] nasceu na cidade de Naha, na ilha de Oquinaua, em 25 de Abril de 1888 e faleceu em 8 de Outubro de 1953). Foi um mestre de artes marciais japonês, sendo criador do estilo de karatê Goju-ryu. Era de uma família de mercadores que possuía dois navios e comercializava intensamente com a China[1] .

Entre 1909 e 1911, cumpre o serviço militar. Após a morte do pai, Miyagi foi obrigado, e a pedido de seu mestre, a ir para a China, deslocando-se então a Fuchou, na província de Fujian, onde aprendeu os estilos Shaolin e Pa Kua[2] .

Após o seu regresso e baseando-se nos princípios do yin e do yang chineses, fundou a escola Goju-Ryu (Go & Ju), que ainda hoje cria fortes "karatecas" e lutadores.

Formou vários alunos que deram posteriormente origem a diversas escolas e ramificações de Karatê Goju-Ryu, como Meitoku Yagi (Meibukan), Seikichi Toguchi (Shoreikan), Seiko Higa (Shodokan), Eichi Miyazato (Jundokan), Anichi Miyagi (IOGKF), Gogen Yamaguchi (Goju-Kai), Seigo Tada (Seigokan), entre outros.

Havia também um aluno de Miyagi que se formou faixa preta com ele que se chama Kiichi Nakamoto. Nakamoto teve a honra de ser um dos primeiros faixas pretas a alcançar o 10º dan em Goju-Ryu Karatê e ter sua graduação reconhecida pelo governo japonês. Como último mestre formado por Miyagi ainda viaja por vários países do mundo ministrando seminários e ensinando o Goju-Ryu. A Escola de Nakamoto é conhecida como Goju-Ryu Okinawa-kan Karatê-do Kyokai.

O seu aluno que viveu mais tempo, morreu em 2009. Era considerado uma grande honra treinar com ele. Ele, que hoje em dia é já uma lenda.

Sucessor[editar | editar código-fonte]

"Deixe-me começar por dizer que eu não fui nomeado o sucessor do Goju-ryu por Miyagi, mas nem ninguém foi. Há alguns professores de Goju-ryu que afirmam ter sido nomeados sucessores em privado por Miyagi. Estas alegações são ridículas e desrespeitosas da sua memória. Ele nunca nomeou publicamente ninguém como sucessor. O senso comum ditaria que se ele fosse nomear alguém, teria sido um estudante de longa data e que teria de ser com registo público, para ter qualquer valor. Miyagi não era um homem de fazer as coisas de uma forma aleatória - tudo era muito deliberado e preciso. Também seria lógico supor que se Miyagi não concedeu qualquer graduação de Dan, então como estaria ele inclinado a nomear um sucessor? Eu sinto que Miyagi estaria rolando na sua sepultura com a infinidade de afirmações ridículas sobre este assunto." - Seikichi Toguchi[3] .

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. prouncia-se "miagui".

Referências

  1. Karate-do Goju-ryu Seigokan: O Mestre Chojun Miyagi (em português). Visitado em 21.set.2010.
  2. Miyagi (em português). Visitado em 21.set.2010.
  3. Toguchi, Seikichi (2001). Okinawan Goju-Ryu II, Advanced Techniques of Shorei-Kan Karate. p. 26. ISBN 0-89750-140-3.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

BISHOP, Mark. Okinawan Karate: Teachers, Styles and Secret Techniques. EE. UU.: Tuttle Publishing, 1999.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.