Chorus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

O chorus é um efeito utilizado em instrumentos musicais com a finalidade de produzir a sensação de aumento na quantidade de fontes sonoras, freqüentemente chamado de dobra.

Como é feito[editar | editar código-fonte]

É basicamente composto pela mescla ou mixagem do som original com este mesmo, porém com leve oscilação na afinação e atrasado em até 20 ms. Caso o tempo seja maior, começa-se a ter a sensação de eco ao invés de aumento na quantidade de fontes sonoras.

Utilização[editar | editar código-fonte]

Este efeito é muito utilizado para dar a sensação estéreo a sons originalmente mono. Guitarristas de várias épocas se utilizaram deste efeito. Criado a partir de um experimento do guitarrista Les Paul, que criava uma defasagem em estúdio, atrasando um de dois discos iguais em uma gravação (phaser).

Referências

  • Apostila sobre efeitos do Curso de Técnicas de Gravação e Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá, Autor: Prof. Mayrton Bahia.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.