Choudenshi Bioman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Choudenshi Bioman
Informação geral
Formato Seriado
Gênero Tokusatsu
Ação
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Ichirō Murakoshi
Elenco Ryosuke Sakamato
Naoto Tada
Akito Osuga
Yuki Yajima
Sumiko Tanaka
Michiko Makino
Tema de abertura "Choudenshi Bioman" por Takayuki Miyauchi
Tema de
encerramento
"Biomic Soldier" por Takayuki Miyauchi
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 4 de fevereiro de 198426 de janeiro de 1985
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 51

Choudenshi Bioman (超電子バイオマン, Chōdenshi Baioman?, traduzido como Super Elétron Bioman) é a oitava série da franquia Super Sentai, produzida pela Toei Company entre 4 de fevereiro de 1984 a 26 de janeiro de 1985, sucedendo Dynaman e antecedendo Changeman. Bioman é famosa por ser a primeira série do gênero que não se vale do expediente de agigantar um monstro derrotado para jogá-lo de novo contra os justiceiros: aqui, todos os "monstros da semana" são robôs originalmente gigantes, vários deles pilotados pelos vilões regulares. Também foi pioneira em dar importância ao robô gigante dos heróis, tornando-o peça-chave de muitas tramas—em contraste com a pouca atenção dada a seus similares nas séries anteriores (e na maioria das posteriores). Outra inovação notável: Bioman foi a primeira série a apresentar uma dupla feminina.

Inédita em português, a série fez grande sucesso na França e nas Filipinas, onde foi dublada em inglês. Ao todo tem 51 episódios (mais um filme).

História[editar | editar código-fonte]

Há 500 anos houve uma disputa entre facções opostas na distante Estrela Bio. Um grupo pretendia manter o uso de sua avançada tecnologia para fins pacíficos e para a defesa dos povos mais fracos da Galáxia, enquanto outro defendia a criação de superarmas para a dominação desses mesmos povos. A disputa tornou-se uma guerra e resultou na explosão de Bio pela facção beligerante. Pouco antes disso, antevendo a destruição, o grupo pacifista enviou a andróide Peebo e o Bio-Robô para o planeta Terra, para que seus segredos não caíssem em mãos erradas.

Na Terra, a dupla tratou de irradiar cinco pessoas com as chamadas "biopartículas", que despertam habilidades especiais em seus hospedeiros quando ativadas. As biopartículas seriam transmitidas aos descendentes dos hospedeiros e permaneceriam dormentes até o dia em que a andróide e o robô as despertassem. Feito isso, os dois entraram em hibernação, embora seus subconscientes continuassem a coletar e analisar informações.

Esse mal surgiu no ano de 1984, quando o Doutor Hideo Kageyama utiliza a si próprio como cobaia em experiências de aumento de inteligência usando a eletrônica. O experimento é um sucesso, mas a mente de Kageyama se corrompe, fazendo dele um ser ganancioso e sedento por poder. O cientista se volta para a cibernética, criando robôs guerreiros para seus planos de consquista e enxertando peças mecânicas em seu próprio corpo, transformando-se em um ciborgue e adotando o codinome Doutor Man.

Liderando o Novo Império Gear (新帝国ギア, Shin Teikoku Gia?) a partir da fortaleza Neograd, na Antártica, ele almeja dominar o mundo e mostrar a superioridade dos robôs e ciborgues sobre os seres humanos. Percebendo o risco que a Terra enfrenta, Peebo e o Bio-Robô despertam de seu longo sono e iniciam a procura dos descendentes daqueles que foram irradiados pelas biopartículas. Com a união dos terráqueos e a assistência da dupla mecânica, está formado o quinteto que ficaria conhecido como os Bioman.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Shirou Gou/Red One

Foi escolhido para ser o Red one. Suas maiores habilidades são no pára-quedismo,além de ser um ótimo piloto.

Shingo Takasugi/Green Two

Sua coragem o levou a ser o escolhido para se tornar o Green Two. Além de pilotar carros de corrida, também é um ótimo mecânico.

Ryuta Nanbara/Blue Three

Foi escolhido para ser o Blue Three. Suas maiores habilidades estão nos esportes aquáticos.

Mika Koizumi/Yellow Four I

Fotógrafa profissional, foi escolhida contra sua vontade para ser a Yellow Four. Porém, acabou se integrando ao grupo por sua coragem e entrega. Essa mesma coragem, faria com que ela se sacrificasse e morresse para salvar os outros Bioman.

Jun Yabuki/Yellow Four II

Após a trágica morte de Mika, os Bioman precisavam de uma nova integrante para completar o grupo e assim prosseguirem com sua missão. Então Jun foi a escolhida para ser a nova Yellow Four, no episódio 11. Antes mesmo de ser escolhida, já admirava os heróis e, diferente de sua antecessora, aceitou com felicidade o seu dever. Hábil no arco-e-flecha, abriu mão dos Jogos Olímpicos de 1984 para integrar o grupo.

Hikaru Katsuragi/Pink five

Dócil e delicada, sem deixar de ser corajosa. Se tornou muito amiga de Mika (mesmo em pouco tempo) e Jun. Sua especialidade está na música, ela é flautista.

Shouta Yamamori

Jovem que vive na floresta e se apaixona por Jun após sofrer um nocaute. Tenta entrar no Bioman para defender a floresta do império Gear que procurava rochas que afeta a bio-energia do Bioman. O Bio robô faz um scan de Shouta e descobre que ele não possui a bio-energia para se tornar no sexto membro. Depois de levar um fora de Jun, é enganado por Farrah e Farrah Cat e controlado, mas é salvo por Jun e destrói a base onde se encontrava as tais rochas se tornando o sexto membro honorário. Mais tarde, Hikaru Kurosaki que atuou como o atrapalhado Shouta, protagonizaria numa série de Metal Hero como Jaspion, mas também foi mantido os traços de Shouta que tinha na série antecedente.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Denominação
Ryosuke Sakamato Go Shirou Red One
Naoto Tada Takasugi Shingo Green Two
Akito Osuga Ryuuta Nambara Blue Three
Yuki Yajima e Sumiko Tanaka Mika Koizumi e Jun Yabuki Yellow Four
Michiko Makino Hikaru Katsuragi Pink Five

Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Peebo - Andróide oriundo de Bio Star que trouxe o Bio Dragão, Bio Robô e as Bio Partículas para a Terra a 500 anos atrás. Sempre ajuda os Bioman em suas missões. Ela se parece muito com o C-3PO de Star Wars.
  • Shuichi Kageyama - Filho do Dr. Man e Setsuko Kageyama e única herança do casal e personagem humano. Sua atuação foi importante na batalha contra o império Gear. Ele possui os sinais de Prince.
  • Shinichirō Gou - Pai de Shiro Gou que acolhe Shuichi depois de descobrir que seu pai tinha se tornado no Dr. Man. Com seu conhecimento, criou um dispositivo artificial que pode tornar os Mecha Clones em seres humanos. Shiro depois descobre que seu pai estava vivo e também se torna num Mecha Clone, mas é capturado pelo império Gear. Se sacrifica quando tentava salvar os Bioman. Seu disfarce tinha as características de Robert Downey, Jr. como o Dr. Shibata.
  • Miki - Garota acolhida por Shuichi e Shinichirō, mas podia restaurar o Neo Mecagigan Satan Megas. Depois ela decide sacrificar a si mesma e sua humanidade para salvar os Bioman.
  • Ken Hayase - Capitão da equipe olímpica de arco e flecha do Japão, e colega de Jun Yabuki. Ajuda os Bioman na luta contra o império Gear.

Armas e Veiculos[editar | editar código-fonte]

'Armas'Armas de Red one: Super Electron Radar,Fire Sword ,Spark Sword e Diving Attack

Armas de Green Two

Hurricane Sword, Green Boomerang, Super Electron Scope e Break (Dance) Action.

Armas de Blue Three

Electric Sword, Super Electron Ear e Super Sky Diving

Armas de Yellow Four

Thunder Sword, Super Electron Holography (laser photography) e Action Shooting.

Armas de Yellow Four (segunda)

Bioarrow

Armas de Pink Five

Laser Sword, Super Electron Beamlight ,Spin Chops, Pink Barrier.

Armas do Grupo

Bioswords em três módulos: espada, pequena espada e canhão.

Veiculos[editar | editar código-fonte]

Bio Mach Red e Yellow

São as motos de Red One e Yellow four

Bio Turbo

Carro usado por Green Two, Blue Three e Pink Five

Mecha[editar | editar código-fonte]

Fortaleza[editar | editar código-fonte]

Bio Dragon

Gigantesca fortaleza que voa. É dela que saem as aeronaves para formar o Bio Robô.

Mecha[editar | editar código-fonte]

Bio Jet 1 e 2

São as aeronaves que saem do Bio Dragon sendo que o Bio Jet 1 pertence a red e pink, e o biojet 2 pertence a Green, Blue e Yellow. Os dois unidos formam o Bio Robô.

Combinações[editar | editar código-fonte]

Combinação Mechas
Bio Robô Bio Jet 1 e Bio Jet 2
Bio Robô

Gigantesco robô formado por bio jet 1 e 2. É usado para combater mosntros gigantes. Suas armas são:Super Maser sword (Concentration, Comet Cutter, Break Attack, Cross Cut, Great Attack, Chainsaw Cutter, Straight Flash, Reverse Cross Cut, Pinball Shooting, Dashing Beam, Shadow Cutter, Bio Riyoshi Giri, Super Flash).

Império Gear[editar | editar código-fonte]

  • Doutor Man - Ao unir seu corpo e inteligência com implantes cibernéticos, pretende conquistar o mundo com seu exército de homens mecânicos. Têm um filho, Shuichi. Sua identidade civil é o Doutor Hideo Kageyama. No episódio 27 os seus generais obtiveram uma conspiração contra ele pelo fato de dar importância aos mechas clones criados recentemente. Daí eles o destroem. Mas na verdade, era uma cópia dele na qual destruíram. Portanto, ele os castigam fazendo uma lavagem cerebral neles sem que haja nenhum pingo de sentimento humano em suas mentes. No fim, é morto ao ter seu corpo danificado durante a batalha final em seu robô King Megas contra Bioman.
  • Mason - No passado conspirou contra o próprio Doutor Man. No episódio 10 matou, com a arma Bio Kill Gun, Mika Koizumi,a primeira Yellow Four. Forma o Big Three com Monster e Farrah e conspirou na morte do Dr. Man, até depois sofrer lavagem cerebral do Dr. Man. Possui uma grande rivalidade com Red One.
  • Farrah - A membra feminina do Big Three. Usa armas de sementes e deixa o trabalho sujo para Farrahcat. Forma o Big Three com Monster e Mason. É destruída ao receber danos na batalha ao pilotar Balzion.
  • Farrahcat - A guarda-costas de Farrah que faz o seu trabalho sujo. Farrahcat é rápida, agil e acrobática. Têm arma garras e dois nunchukus gêmeos. Ela é destruída no final por Yellow Four e Pink Five.
  • Monster - É forte como uma baleia, porém não muito inteligente. Gosta muito de trabalhar com o monstro Ju-Oh. De início têm como arma um grande foice, que depois é melhorada. Forma o Big Three com Farrah e Mason.
  • Bio Hunter Silver - Um robô vindo da Estrela Bio e programado para matar qualquer um que tenha as Bio Partículas. Armado com a Mega Bio Energy, arma similar a que matou a primeira Yellow Four, e chega na Terra para matar o outro grupo com as Bio Partículas. Ele possui um robô gigante chamado Balzion.
  • Prince - Andróide baseado em Shuichi, filho de Doutor Man, destruído por Blue-Three. Silver tenta reconstruir uma cópia do Prince, mas é enganado por Shuichi quando ele se passa por Prince quando este tenta libertar Shinichirou Gou do império Gear.
  • Homens Mecânicos - Soldados andróides do império. Como outros soldados de diversos seriados Tokusatsus, não conseguem falar.

Beastnóides[editar | editar código-fonte]

  • Psygorn - Um monstro psíquico que possui três rostos. Tem a capacidade de cuspir fogo, usar teletransporte e telecinese. Ele é o mais poderoso de todos os cinco beastnoids, que causou sérios problemas ao Biomen na batalha. No fim, é destruído por Red One.
  • Mettzler - Um monstro espião que tem a habilidade de disparar raios de plasma e criar hologramas.
  • Aquaiger - Ele é um mostro aquático capaz de soltar jatos de água no oponente. Provavelmente é o mais fraco do grupo. Foi destruído no mesmo episódio que Messer.
  • Messer Beast - É um monstro que tem a forma de um dragão tendo a capacidade de voar e atirar ondas sônicas ou disparar lasers. Foi o primeiro dos beastnoids a ser destruído (episódio 31).
  • Ju-Oh - Braço direito de Monster e possui uma forma parecida com a de um gorila. Assim como Monster, também não é inteligente e sempre fica envolvido em atrapalhadas com Monster. Em muitas ocasiões, é salvo por Monster e suplica ao Dr. Man para melhorar seu parceiro. Na versão melhorada, dispara feixes em seu peito. Foi destruído no episódio 48 ao receber sérios danos de Bio Hunter e Bioman.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores Japoneses[editar | editar código-fonte]

Dublês[editar | editar código-fonte]

Dubladores Franceses[editar | editar código-fonte]

  • Jacques Bernard - Jacky Gor/Force Rouge
  • Jean-Pierre Denys - Fred/Force Verte
  • Jean-Pierre Malardé - Bob/Force Bleu
  • Geneviève Taillade - Jun/Force Jaune
  • Annabelle Roux - Sikou/Force Rose

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Bioman foi a primeira série Super Sentai a ter dois integrantes femininos.
  • A série foi levada para a França junto com Gyaban por Haim Saban, o qual anos mais tarde criaria Power Rangers adaptando sentais posteriores.
  • Bioman foi um estrondoso sucesso na França (equivalente a Changeman no Brasil e Liveman no Peru). Por causa desse enorme e repentino sucesso, Maskman e Liveman foram chamados de Bioman 2 e Bioman 3, respectivamente. Uma jogada de marketing parecida com a feita no Brasil, onde Spielvan foi chamado de Jaspion 2.
  • A Saban teria indicado este sentai para o mercado americano no início antes de Zyuranger.
  • O ator Hikaru Kurosaki, que no ano seguinte interpretaria o herói Jaspion, faz uma participação na série, mais precisamente nos episódios 35 e 36, em que interpretou Shouta Yamamori.
  • Além disso, foi em Bioman que Hikaru Kurosaki conheceu sua esposa, Asuka Yuko, que na série interpretou a vilã Farrah, que acabou falecendo em dezembro de 2011.
  • O nome do Green Two, Shingo Takasugi, é idêntico ao de um personagem do mangá Captain Tsubasa, cuja versão original (publicada a partir de 1981) estava em andamento durante a exibição da série. É bastante provável que a escolha do nome tenha sido uma coincidência.
  • Especula-se que a atriz Yuki Yajima (Mika Koizumi/Yellow Four I) tenha saído da série por desentendimentos salariais com a Toei. Prova disso é que no episódio 10, em que Yellow Four morre, a atriz não aparece. Do começo ao fim, vemos a próprio Yellow Four em seu uniforme, sem reverter para sua forma humana. No que diz respeito a Yajima, nada jamais foi comprovado, pois depois de seu desligamento do mundo artístico, ela cortou quaisquer laços profissionais que possuía e nunca mais foi encontrada.
  • Yoshinori Okamoto, que na série fez o Bio Hunter Silver, faria no ano seguinte o Pirata Espacial Buba em Changeman e, mais tarde, Galdan em Flashman, Oyubu em Maskman e Doutor Ashura em Liveman.
  • Junto com Liveman e Turboranger, Bioman esteve perto de vir para o Brasil, licenciado pela Tikara Filmes, de Toshihiko Egashira. Prova disso são cenas da série presentes nas contracapas das fitas de vídeo de Changeman, Flashman e outras séries. Porém por conta do declínio do gênero por aqui, tais séries acabaram não vindo.
  • Na dublagem francesa da série, os heróis principais tiveram seus nomes originais alterados para nomes franceses: Shiro Go virou Fredy Gor, Shingo virou Fred, Ryuta virou Bob e Hikaru virou Sikou.
  • Assim como na série Goggle V, Bioman é outra série em que os integrantes atuam disfarçados como figurantes.
  • Nas lembranças de Peebo, Mika Koizumi não é mencionada no episódio final.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

TEMAS[editar | editar código-fonte]

(de acordo com o álbum "Choudenshi Bioman Complete Song Collection")

  • Faixa 1 - Choudenshi Bioman, por Takayuki Miyauchi (tema de abertura)
  • Faixa 2 - Oretachi Bioman, por Takayuki Miyauchi & Koorogi'73
  • Faixa 3 - Sexual Lady, por Maki Ishiwata
  • Faixa 4 - Blue Togetherness, por Takayuki Miyauchi
  • Faixa 5 - Oozora Kakete!, por Koorogi'73 & Japan Echo Shingers
  • Faixa 6 - Colorful Bioman, por Takayuki Miyauchi, Koorogi'73 & Japan Echo Singers
  • Faixa 7 - Yumemiru Peebo, por Toshiko Oota
  • Faixa 8 - Bio Robo no Uta, por Takayuki Miyauchi
  • Faixa 9 - Yuuyake no Pegasus, por Ryousuke Sakamoto
  • Faixa 10 - Biomic Soldier, por Takayuki Miyauchi

BGM (músicas de fundo)[editar | editar código-fonte]

(de acordo com o álbum "Choudenshi Bioman Music Collection")

  • Faixa 1 - Prologue, Shukumei no Senshi
  • Faixa 2 - Choudenshi Bioman (TV SIZE)
  • Faixa 3 - Shin Teikoku Gear
  • Faixa 4 - Dai Uchuu no Densetsu
  • Faixa 5 - Kougeki! Mecha Clone
  • Faixa 6 - Soldier Bioman
  • Faixa 7 - Chou Denshi Bioman (INSTRUMENTAL)
  • Faixa 8 - Chikyuu ni Ai wo Komete
  • Faixa 9 - Seishun no Kagayaki
  • Faixa 10 - Tsuigeki! Super Machine
  • Faixa 11 - Juunoid no Chousen
  • Faixa 12 - Hito no Tsukurishi Kanashimi
  • Faixa 13 - Souzoushin no Dilemma
  • Faixa 14 - Hakugin no Karyuudo!
  • Faixa 15 - Bio no Chikara!
  • Faixa 16 - Bio Robo no Uta (INSTRUMENTAL)
  • Faixa 17 - Tenkakeru Kyojin
  • Faixa 18 - Mechanical Fight!
  • Faixa 19 - Shin Sekai e
  • Faixa 20 - Epilogue, Biomic Soldier (TV SIZE)
  • Faixa 21 - Blue Togetherness (INSTRUMENTAL)

Música: Tatsumi Yano

Episódios[editar | editar código-fonte]

  • 1. Robo Gigante! O Enigma Chega
  • 2. Reunir! Guerreiros do Destino
  • 3. Nosso Amigo Bio Robo
  • 4. A Destruição dos Mechas-Humanos
  • 5. O Inimigo Invisível
  • 6. Peeb Capturado
  • 7. Lute e Deseje uma Estrela
  • 8. Levante-se Bio Robo
  • 9. A corda de salto
  • 10. Adeus Amarela
  • 11. Entre Guerreira Jun
  • 12. Verde Assassino!
  • 13. Jun!
  • 14. Cerébro Intelectual
  • 15. O Juramento de Fogo
  • 16. Corra em 21599 Segundos!
  • 17. Serra do Castelo Tatsuya
  • 18. A Oração
  • 19. Meu Pai, Meu Doutor!
  • 20. Desafio de Princesas
  • 21. A Bio Base
  • 22. Azul, o Grande Assaltante?
  • 23. Ataque de Bonecos
  • 24. A Flor Explosiva do Amor
  • 25. Espírito de Princesa
  • 26. Guerreiro Infernal
  • 27. Doutor Morto
  • 28. O Grande segredo
  • 29. Tóquio Desaparece
  • 30. Espada Suprema!
  • 31. Chegam os Novos Mega
  • 32. Plano de Remodelação
  • 33. Venha para Fora
  • 34. Veja o Bio Poder!
  • 35. Sexto Garoto
  • 36. Transforme Cara!
  • 37. Silva Matou!
  • 38. O Eningmático Balzion
  • 39. A Armadilha de Mason
  • 40. Vá Turbo
  • 41. Canção de Ninar Demôniaca
  • 42. O Risco!
  • 43. O Soldado Adequado
  • 44. Circuito de Consciência
  • 45. Fuja da Bomba Jun
  • 46. Escape da cidade das Armadilhas
  • 47. Identidade Verdadeira
  • 48. Entre Balzion
  • 49. Critico!
  • 50. Ataque ao Neo Império
  • 51. Adeus Peeb

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Biomic Soldier -- Página de fãs, que, além de letras traduzidas e fotos, inclui os desenhos de produção contendo os designs originais dos vilões.

Sentai Sanctorum -- Apesar de não ser mais atualizada, possui extensa documentação visual sobre esta e outras séries.

Precedido por
Dynaman
Super Sentai
19841985
Sucedido por
Changeman