Chow-chow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chow-chow
País de origem  China
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 5
Seção 5 - Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo - Spitzs asiáticos e raças semelhantes
Estalão #205 - 24 de junho de 1987

Chow-chow[Nota] é uma raça canina originária da Mongolia,[1] onde é chamada de Songshi Quan (鬆獅犬 Pinyin: sōngshī quǎn), que significa literalmente "cão leão-empolado".[carece de fontes?]

Raça[editar | editar código-fonte]

Chow Chow

.

Raça antiga e de origem ainda desconhecida, é suposto que sua imagem já tenha sido usada para decoração de objetos na Dinastia Han, 206 a.C e que durante a Dinastia Tang, um dos imperadores teve em seu canil 2 500 exemplares deste canino. Entre as especulações dos historiadores, estão os cruzamentos entre mastins e spitzs. Atualmente eles ocupam o 76° lugar no ranking de inteligencia canina .

Versátil, este cão foi animal de combate, guarda e puxador de trenó, além de servirem de alimento por terem a carne macia. Exportados pelo exército em 1820, chegaram a serem expostos em zoológicos ingleses como animais exóticos. Preferidos de Sigmund Freud e Konrad Lorenz, estes cães são considerados difíceis e teimosos para donos inexperientes.

O chow chow pode chegar há ter 55 á 60 centimetros de altura

Referências

  1. Chow Chow (PDF). CBKC. Página visitada em 18 de setembro de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Chow-chow
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.