Chris Claremont

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chris Claremont
Christopher Silver Claremont[1] [2]
ChrisClaremont11.15.08ByLuigiNovi.jpg

Nascimento 30 de Novembro de 1950 (64 anos) Londres, Inglaterra
Nacionalidade dupla (britânica e estadunidense)
Área(s) de atuação escritor
Trabalhos de destaque Uncanny X-Men
Excalibur
X-Treme X-Men
Capitão Britânia

Chris Claremont (nascido em Londres a 30 de novembro de 1950) é um roteirista, conhecido principalmente por sua fase de 16 anos (1976-1991) escrevendo histórias dos X-Men. O estilo que Claremont concebeu para os X-Men se tornou referência para as histórias de equipes de super-heróis desde então. Claremont também tem por característica criar personagens femininos poderosos.

Ele co-criou muitos dos personagens mutantes da Marvel, entre eles Vampira, Lince Negra, Raposa Prateada, Dentes-de-Sabre (na revista do personagem Punho de Ferro), Mística, Emma Frost, Rachel Summers, Senhor Sinistro, Capitão Bretanha e Gambit.Alem disso, foi co-responsável pela reformulação da personagem Jean Grey como a entidade Fênix, junto a Dave Cockrum.

Em 1991 Claremont deixou a Marvel devido a mais de um conflito criativo com os editores. Entre os motivos destaca-se o uso de Magneto como vilão no evento Guerras Secretas (Claremont estava aos poucos regenerando o personagem) e as mudanças na continuidade que ele pré-estabelecera para a personagem Rachel Summers (a segunda Fênix) feitas na revista X-Factor.

Em 2000 ele voltou para a Marvel para escrever as revistas Uncanny X-Men e X-Men, passando em seguida para X-treme X-Men. Quando essa foi cancelada voltou para Uncanny X-Men. Está escrevendo essa revista e também a revista Excalibur (HQ).

Claremont também escreveu uma trilogia de livros de ficção científica sobre uma piloto de naves chamada Nicole Shea. Chamam-se First Flight (1987), Grounded! (1991), e Sundowner (1994).

Referências

  1. Christian name: cover, Marvel Graphic Novel #5: X-Men: God Loves, Man Kills.
  2. Middle initial: "X-Mail" letter column, Uncanny X-Men #144 (Apr. 1981).
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.