Chris Cornell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chris Cornell
Informação geral
Nome completo Christopher John Boyle
Nascimento 20 de julho de 1964 (59 anos)
Origem Seattle, Washington
País  Estados Unidos
Gênero(s) Metal alternativo, grunge, rock alternativo
Instrumento(s) vocal
guitarra
bateria
Período em atividade 1984 - atualmente
Gravadora(s) Sub Pop, A&M Records, Epic Records, Interscope, Suretone, Mosley Music
Afiliação(ões) Soundgarden
Temple of the Dog
Audioslave
Mad Season e M.a.C.C.
Página oficial www.ChrisCornell.com

Christopher John Boyle, mais conhecido como Chris Cornell (Seattle, 20 de julho de 1964), é um guitarrista e cantor americano.

Em 2006, a revista Hit Parader colocou Cornell como o 4º melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos.[1]

Biografia

Filho de Ed Boyle e Karen Cornell, Chris e seus irmãos trocaram o sobrenome Boyle pelo sobrenome de solteira de sua mãe (Cornell) quando seus pais se divorciaram.

Seu primeiro instrumento na infância foi o piano, mas iniciou sua carreira como baterista na banda Jones Street Band. Em 1984, junto com o guitarrista Kim Thayil e o baixista Hiro Yamamoto, formou os Soundgarden. Cornell tocava bateria e cantava, mas logo após Scott Sundquist assumir a bateria (tendo sido ocupada definitivamente depois por Matt Cameron), Cornell passa a se dedicar exclusivamente ao vocal. Lançaram, entre outros álbuns, Ultramega OK (1988) e Louder Than Love (1989), tendo boa repercusão no cenário alternativo americano. O primeiro EP da banda, Screaming Life, foi lançado em 1987 pela gravadora Sub Pop.

Em 1990, seu amigo Andrew Wood da banda Mother Love Bone morre de overdose de heroína. Cornell resolve homenagear o amigo com duas músicas de sua autoria, "Say Hello To Heaven" e "Reach Down". Junta-se a Jeff Ament e Stone Gossard, ambos membros dos Mother Love Bone, além dos recém recrutados Mike McCready e Eddie Vedder e formam o Temple Of The Dog, que terminou após o fim das gravações de seu único álbum, o auto intitulado Temple Of The Dog. Mike McCready e Eddie Vedder viriam a compor posteriormente o Pearl Jam juntamente com os outros dois integrantes, Jeff Ament e Stone Gossard. (Matt Cameron, que foi baterista do Soundgarden, também se junta ao Pearl Jam mais tarde).

Em 1991 foi lançado Badmotorfinger, álbum que torna o Soundgarden mundialmente famoso graças à grande atenção pelas bandas da cena de Seattle, onde o movimento "grunge" impulsionado por bandas como Nirvana dominava o cenário musical. O álbum mais famoso e bem sucedido comercialmente do Soundgarden é Superunknown, lançado em 1994. Músicas como Let Me Drown, Spoonman e Black Hole Sun ajudaram esse disco a vender mais de cinco milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Seu sucessor, "Down on the Upside" é lançado em 1996, não obtendo o mesmo sucesso comercial do álbum anterior, apesar das ótimas Blow Up the Upside World, Burden in My Hand e Pretty Noose. Após o lançamento da coletãnea "A-Sides" em 1997 o Soundgarden anunciou o fim de suas atividades.

Chris Cornell em 2005 durante performance no Montreux Jazz Festival.

Em 1999, Cornell lança o álbum solo Euphoria Morning, vendendo 300 mil cópias nos Estados Unidos e dando uma indicação ao Grammy Awards para Cornell. Em 2001 formou o Audioslave junto com Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk, ex-membros do Rage Against the Machine, lançando o álbum autointitulado em 2002, obtendo muita repercussão positiva na mídia. Em 2005, o Audioslave entrou para a história, tornando-se o primeiro grupo americano a realizar um show em Cuba. Nesse mesmo ano foi lançado o álbum Out of Exile, que emplacou o 1º lugar na Billboard 200. Destaque para as músicas Be Yourself, Your Time Has Come e a faixa-título. Revelations foi lançado no começo de setembro de 2006, com um estilo mais soul e funk do que seus antecessores. Entrou direto na 2ª colocação da Billboard 200 contendo "Original Fire" e a faixa-título como singles. Nesse mesmo ano e aproveitando que a Audioslave não saira em turné para divulgação de Revelations Chris Cornell lançou um novo single, You Know My Name, música tema do filme de Casino Royale, na estréia do ator Daniel Craig atuando como agente secreto 007.

Em fevereiro de 2007, Cornell anuncia a sua saída do Audioslave. Em abril Cornell deu início a uma turnê mundial em suporte de seu novo álbum solo, Carry On, lançado em junho. Também comemorando 20 anos do lançamento de sua primeira gravação (o EP Screaming Life dos Soundgarden, lançado em 1987), ele tem apresentado músicas de todas as fases de sua carreira nos seus shows.

Em março de 2009 foi lançado o álbum Scream, produzido por Timbaland e em 2011 um acústico, Songbook, e em 31 de dezembro, Chris Cornell anunciou pelo Twitter o que muitos fãs ansiavam por anos: O Soundgarden está reunido novamente.

Discografia

Com Soundgarden

Com Temple of the Dog

Com Audioslave

Carreira solo



Referências

  1. «Hit Parader's Top 100 Metal Vocalists of All Time» (em inglês). hearya.com. Consultado em 1 de Março de 2011 

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Chris Cornell
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.