Christ lag in Todesbanden, BWV 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cantata de Bach

Johann Sebastian Bach.jpg

Nome em alemão Christ lag em Todesbanden
Nome em português Cristo estava preso à morte
Classificação BWV 4
Autor do Texto Martinho Lutero
Tipo Sacra
Número de partes 1
Número de movimentos 8
Ano de estréia 1707
Local de estréia Alemanha Mühlhausen

Christ lag em Todesbanden, BWV 4 (Cristo estava preso à morte, em alemão), e que também é encontrada com a grafia Christ lag Todes Banden, é uma cantata de Johann Sebastian Bach. Foi escrita para a Páscoa, em 1707, e provavelmente está relacionada com a mudança de Bach de Arnstadt para Mühlhausen. É baseada em um coral com o mesmo nome de Martinho Lutero que é usado por Bach como cantus firmus em toda a peça.

A peça é escrita para soprano, contralto, tenor, baixo, dois violinos, duas violas e baixo contínuo. Em oito movimentos, em mi menor:

  1. Sinfonia: cordas e contínuo
  2. Movimento I: "Crist lag em Todes Banden" - O alto, tenor, baixo e vozes cantam em contraponto livre, enquanto que o cantus firmus é cantado pela soprano em adornos e notas longas.
  3. Movimento II: "Den Tod niemand kunnt zwingen" ("Ninguém pode vencer a morte") - para soprano, alto e contínuo.
  4. Movimento III: "Jesus Christus, Sohn Gottes" ("Jesus Cristo, Filho de Deus") - para tenor e continuo com 2 violinos obbligato.
  5. Movimento IV: "Es wunderlicher ein Krieg" ("Foi uma guerra maravilhosa") - para soprano, contralto, tenor, baixo e continuo.
  6. Movimento V: "Das ist Hier Rechte Osterlamm" ("Este é o verdadeiro Cordeiro pascal") - para baixo, cordas e contínuo.
  7. Movimento VI: "So feiern wir das hohe Fest" ("Então, nós celebramos a grande festa") - para soprano, tenor e contínuo.
  8. Movimento VII: "Wir essen und leben wohl" ("Nós comemos e vivemos bem") - Um coral, cantado e tocado por todo o conjunto.

Nas gravações atuais, existe uma variação na ária e no dueto, que aparecem por coro a quatro vozes. As edições de Bach-Gesellschaft e do Neue Bach pontuam que não aparecem indicações impressas de "Aria" e "dueto" como movimentos relevantes, que são comuns nas cantatas posteriores de Bach. Dada a falta de evidência direta, é atualmente impossível determinar o que desejava o compositor sobre esta peça em particular.

Gravações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantata de Bach é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Christ lag in Todesbanden, BWV 4