Christian Friedrich von Stockmar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Christian Friedrich von Stockmar
Christian Friedrich von Stockmar.
Nascimento 22 de agosto de 1787
Morte 9 de julho de 1863
Nacionalidade  Reino Unido  Bélgica
Ocupação Médico, diplomata e estadista

Christian Friedrich Freiherr von Stockmar, em português: Cristiano Frederico, barão von Stockmar (Coburgo, 22 de agosto de 1787 — Coburgo, 9 de julho de 1863), barão von Stockmar, foi um médico, diplomata e estadista anglo-belga que desempenhou grande papel na política externa do Reino Unido, durante o reinado da rainha Vitória.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Coburgo, em uma família de origem sueca, Stockmar tornou-se o médico pessoal do príncipe Leopoldo de Saxe-Coburgo-Gota em 1816, quando este era casado com a princesa Carlota de Gales.

No ano seguinte, Carlota morreu ao dar à luz um menino natimorto. Se ela tivesse sobrevivido, Leopoldo ter-se-ia tornado príncipe consorte do Reino Unido. Stockmar permaneceu a serviço de Leopoldo, como seu secretário particular.

Quando Leopoldo estava prestes a se tornar rei dos belgas, a prima de Stockmar foi rapidamente dispensada. O príncipe foi feito rei em julho de 1831. Stockmar estabeleceu residência em sua terra natal, Coburgo, mas continuou atuando como conselheiro de Leopoldo I.

Em 1837, o rei enviou-o à Inglaterra, onde Stockmar deveria convencer a futura Vitória, sobrinha de Leopoldo I, a se casar com Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, o outro sobrinho do então rei Leopoldo I dos belgas - o que efetivamente se deu.

Seu destaque nos círculos políticos do Reino Unido levou a ressentimentos, sendo interpretado como interferência de Alberto (e, portanto, germânica) nos assuntos britânicos.

Em 1848, Stockmar foi feito embaixador do ducado de Saxe-Coburgo-Gota no parlamento da Confederação Germânica. Foi agraciado pelo rei Jorge I da Saxônia com o título nobiliárquico de freiherr, cuja posição na nobreza de países com língua originária no latim, equivale a do barão.

Casou-se com Fanny Sommer em agosto de 1832. Tiveram dois filhos: Ernst Alfred Christian von Stockmar (1823-1886), e Carl August von Stockmar (1836-1909).

O barão von Stockmar faleceu em Coburgo, à 9 de julho de 1863.