Christina's World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Christina's World
Christina's World
Autor Andrew Wyeth
Data 1948
Técnica Têmpera no painel
Dimensões 81,28 × 121,92 
Localização Museu de Arte Moderna, Nova Iorque

Christina's World é a pintura mais famosa já feita pelo pintor norte-americano Andrew Wyeth, e uma das mais bem conhecidas pinturas do século XX. Pintado em 1948, este trabalho de têmpera é mostrado no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque. Ela retrata Christina Olson, que sofreu de diversos problemas de deterioração muscular que paralisou a parte inferior de seu corpo (parecido com a doença de Charcot-Marie-Tooth[1]), tendo que arrastar-se por todo o terreno para escolher produtos hortícolas a partir de seu jardim. Ela é o tema de uma série de outras pinturas de Wyeth (muitas incluindo o irmão de Christina). Surpreendentemente, embora Christina seja o tema desta peça artística, a obra de Wyeth foi criada a partir de alguém que não era uma modelo, a esposa de Wyeth, Betsy foi a pessoa representada na obra[2].

A casa em Cushing, Maine, onde Wyeth estava quando viu a cena que o inspirou para fazer a pintura, continua de pé, apesar de que na representação de Wyeth havia um celeiro perto da casa, que não existe mais. Conhecida como a casa de Olson, ela está sob o Registro Nacional de Lugares Históricos.

Referências na cultura popular[editar | editar código-fonte]

  • Na novela "A Complicated Kindness" de Miriam Toews, Nomi Nickel tem um poster pendurado de Christina's World no seu quarto.
  • Ela aparece rapidamente num cartão postal no filme "The In Crowd" (2000), estrelando Susan Ward e Lori Heuring.
  • A pintura aparece rapidamente na história em quadrinhos "Preacher" por Garth Ennis. Jesse Custer vê a pintura, que é a favorita de sua mãe, no MoMA.
  • Uma paródia da pintura apareceu em "Os Simpsons", no episódio "Springfield Up". A pintura era identica a real, mas era o Sr. Burns no lugar de Christina.
  • No extra do DVD do filme Tideland, o diretor Terry Gilliam cita Christina's World como uma inspiração na criação do fundo e do humor do filme.
  • O que parece ser esta pintura, na verdade é uma proposta de apresentações do Blue Man Group. A proposta realmente usa uma removível Christina, que é revelada quando removido com um aspirador.
  • Em 2000, a Revista Mad lançou a sua lista anual de "Pessoas, Eventos e Coisas Mais Idiotas" do ano anterior. Na revista, havia uma página inteira com uma paródia da pintura descrita como "Hillary Rodham Clinton no Campo", com o Capitólio dos Estados Unidos no fundo. Isso retratava a sua campanha para ser senadora do estado de Nova Iorque.
  • Na novela The Dark Tower de Stephen King, essa é a pintura favorita de Jake.
  • Ela aparece também em um episódio da série Medium, chamado "Method to His Madness".
  • A casa ao fundo da imagem foi a inspiração da casa de Dahlia e Alessa Gillespie, que aparece na abertura de Silent Hill.
  • Citado no livro em "2001: uma odisseia no espaço" de Arthur C. Clarke quando David Bowman descreve o quarto onde sua nave para depois de Jápeto.

Referências

  1. Anderson, R.J. (2007) Arquivado em 4 de abril de 2015, no Wayback Machine. The Pharos. Visitado em 14-12-2007.
  2. Corliss, Richard. Andrew Wyeth's Stunning Secret. Time Magazine. Monday, Aug. 18, 1986. Visitado em 14-12-2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]