Christmas Time Is in the Air Again

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Christmas Time Is in the Air Again"
Canção de Mariah Carey
do álbum Merry Christmas II You
Formato(s) Download digital
Gravação 2010, nos Estúdios The Ninja Beat Club, em Atlanta
Gênero(s) Natalina, jazz, gospel
Duração 3:02
Gravadora(s) Island
Composição Mariah Carey, Marc Shaiman
Produção Mariah Carey, Marc Shaiman
Faixas de Merry Christmas II You
Último
Último
O Little Town of Bethlehem/The Little Drummer Boy
(3)
The First Noel/Born is the King
(5)
Próximo
Próximo

"Christmas Time Is in the Air Again" é uma canção da cantora e compositora norte-americana Mariah Carey, disponível no seu décimo terceiro e segundo álbum natalino de estúdio Merry Christmas II You, de 2010. Foi escrita e produzida por Carey e Marc Shaiman, sendo conceituada logo após a visita da intérprete ao Brasil com a turnê Angels Advocate em agosto de 2010. É uma balada natalina com influência dos gêneros jazz e gospel, comparada a obras clássicas dos músicos Frank Sinatra, Dean Martin e Nat King Cole.

A faixa recebeu na maioria das vezes críticas positivas, com algumas apontando seu tom suave e sua orquestra sentimentalista. A obra estreou na trigésima sétima posição da tabela de mais vendidas da Coreia do Sul, a Gaon Music Chart, em sua edição internacional. Foi também apresentada apenas uma vez pela vocalista, em seu especial de Natal transmitido pela emissora de televisão americana ABC, titulado Mariah Carey: Merry Christmas to You.

Antecedentes e composição[editar | editar código-fonte]

Marc Shaiman (à esquerda) compôs e produziu a canção com Carey.
"Christmas Time Is in the Air Again" (2010)
Demonstração de trinta segundos de "Christmas Time Is in the Air Again", canção influenciada pelo jazz e gospel.

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

Após a visita de Carey ao Brasil com a turnê Angels Advocate em agosto de 2010, foi revelado que a cantora estava trabalhando em seu décimo terceiro álbum de estúdio juntamente com os compositores da Brodway, Marc Shaiman e Randy Jackson. Carey declarou: "Ele [Marc Shaiman] é tão talentoso e pode ouvir os acordes [da canção] em minha cabeça."[1] Ao lado do compositor, a artista escreveu as faixas "Christmas Time Is in the Air Again", "One Child" e produziu a versão cover de "Santa Claus Is Coming to Town" para o Merry Christmas II You.[2]

"Christmas Time Is in the Air Again" é uma canção escrita e produzida por Carey e Shaiman, em forma de balada natalina e com influência dos gêneros jazz e gospel.[3] [4] A faixa é definida no tempo de cinquenta batidas por minuto e composta na chave de ré bemol maior.[5] A canção segue a progressão harmônica de fá sustenido menor3 e mi maior5.[5] A obra invoca os sussurros clássicos de Frank Sinatra e a orquestra e as notas alegres de piano de Dean Martin, além da faixa receber influência do músico Nat King Cole.[4] [6]

Recepção[editar | editar código-fonte]

"Christmas Time Is in the Air Again" foi recepcionada na maioria das vezes positivamente. Um editor do portal Just Jared avaliou a canção como "lenta, sensual e discreta".[7] Bill Lamb do About.com, após elogiar algumas obras inteligentes do álbum, afirmou que a faixa foi um "tropeço", parecendo que Carey se afoga em um mar de uma orquestra sentimentalista.[8] Christine Northern do Yahoo! Voices destacou-a como "suave, temperamental, e uma genial canção de aleluia, para louvar o Senhor".[9] Stephen Thomas Erlewine do Allmusic chamou a canção de um "destaque sentimental e meloso".[10] Mike Diver da BBC classificou a obra como "imediata, mas perfeitamente formada".[11] A canção foi comparada pelo The Village Voice ao single natalino de Carey "All I Want for Christmas Is You" (1994) e "The Christmas Song" de Nat King Cole (1999),[12] ainda destacou que é a única faixa do álbum capaz de passar a magia que estas passam.[13]

Apresentação ao vivo[editar | editar código-fonte]

A canção foi apresentada apenas uma vez no especial de Natal Mariah Carey: Merry Christmas to You, transmitido pela emissora de televisão americana ABC. Com a performance durando dois segundos a menos que a versão original, os críticos apontaram a sua voz ao vivo como "uma cópia do estúdio".[14]

Créditos de elaboração[editar | editar código-fonte]

Lista-se abaixo os profissionais envolvidos na elaboração de "Christmas Time Is in the Air Again", de acordo com o encarte acompanhante ao Merry Christmas II You:[2]

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento do Merry Christmas II You, a faixa ficou em atividade em toda a época natalina de 2010 e alcançou uma posição de 37 na tabela internacional de composições sul-coreana, a Gaon Music Chart.[15]

Tabela musical (2010) Melhor
posição
 Coreia do Sul - Gaon International Chart[15] 37

Referências

  1. Friedman, Roger (25 de agosto de 2012). Marc Shaiman Collaborating With Mariah Carey (em inglês) BootLeg Bett. Visitado em 10 de setembro de 2012.
  2. a b (2010) Créditos do álbum Merry Christmas II You por Mariah Carey. Island Records (B0042AEOG0).
  3. Ganz, Caryn (1 de novembro de 2010). Mariah Carey - Merry Christmas II You (em inglês) Rolling Stone. Visitado em 6 de fevereiro de 2012.
  4. a b Album Review: Mariah Carey – ‘Merry Christmas II You’ (em inglês) That Grape Juice (28 de outubro de 2010). Visitado em 6 de janeiro de 2012.
  5. a b Christmas Time Is in the Air Again - Mariah Carey Digital Sheet Music (em inglês) MusicNotes. Visitado em 6 de fevereiro de 2012.
  6. Florino, Rick (19 de novembro de 2010). Mariah Carey "Merry Christmas II You" Review — 4.5 out of 5 Stars (em inglês) Artist Direct. Visitado em 6 de fevereiro de 2012.
  7. Mariah Carey: 'Merry Christmas II You' Album Preview! (em inglês) Just Jared (21 de outubro de 2010). Visitado em 6 de janeiro de 2012.
  8. Lamb, Bill. Mariah Carey - Merry Christmas II You (em inglês) About.com. Visitado em 6 de fevereiro de 2012.
  9. Northern, Christine (9 de novembro de 2010). Merry Christmas 2 You by Mariah Carey: Review (em inglês) Yahoo! Voices. Visitado em 6 de janeiro de 2012.
  10. Thomas Erlewine, Stephen. Mariah Carey - Merry Christmas II You Review (em inglês) Allmusic. Visitado em 6 de fevereiro de 2012.
  11. Driver, Mike (7 de dezembro de 2010). Mariah Carey Merry Christmas II You Review (em inglês) BBC. Visitado em 6 de fevereiro de 2012.
  12. Cobb, J Matthew. Mariah Carey - Merry Christmas II You (2010) (em inglês) Soul Tracks. Visitado em 10 de setembro de 2012.
  13. Juzwiak, Rich (10 de novembro de 2010). On Mariah Carey's Agreeably Bizarre Yuletide Sequel Merry Christmas II You (em inglês) The Village Voice. Visitado em 10 de setembro de 2012.
  14. Mariah Carey ABC Christmas Special 2010: Watch and Read the review (lip-synced or not) (em inglês) Diva Devotte (15 de dezembro de 2010). Visitado em 6 de fevereiro de 2012.
  15. a b <Mariah Carey> 에 대한 검색결과 입니다. (em coreano) Gaon Music Chart. Visitado em 6 de fevereiro de 2012.