Christobal Acosta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Página de rosto da edição espanhola de 1578 do "Tractado de las drogas y medicinas de las Índias Orientales", por Cristóbal Acosta.

Cristóbal Acosta ou Christoval Acosta ou Cristóvão da Costa (Tânger?, 1515 - Huelva, 1594 [1] ) foi um médico e naturalista português [2] considerado um pioneiro no estudo de plantas orientais, em especial para uso em farmacologia. Com o seu colega boticário Tomé Pires (1465? -1524 ou 1540) e Garcia de Orta (1490 ou 1502-1568) foi um dos maiores expoentes da medicina Indo-Portuguesa. A Cratera Acosta na Lua foi nomeada em sua honra em 1976.

Biografia e obra[editar | editar código-fonte]

Entre as suas obras destaca-se o Tractado de las drogas y medicinas de las Indias orientales (1578, em castelhano ), comentando sobre as drogas orientais. (Entre outros, menciona o bang, uma mistura feita a partir de cannabis) Outra obra importante é Tractado das ervas, plantas, frutas e animais considerado perdido.

Sabe-se que não nasceu em Portugal, mas provavelmente em Tânger, Ceuta, no arquipélago de Cabo Verde ou outra possessão portuguesa em África. Não se sabe onde adquiriu o seu conhecimento.

Cristóvão da Costa viajou para o Índias Orientais pela primeira vez em 1550, como soldado. Participou de campanhas contra a população nativa e foi capturado e preso em Bengala. Depois de regressar a Portugal, ele voltou a juntar-se ao seu ex-capitão, Luís de Ataíde, que fora nomeado vice-rei da Índia. Voltou a Goa em 1568. Em 1569 foi nomeado médico Hospital Real de Cochim. Em 1571, tinha coleccionado espécimes botânicos de várias partes da Índia. Regressou a Portugal em 1572, após terminado do vice-reinado de Ataíde.

Entre 1576 e 1587 foi médico e cirurgião em Burgos. Com a morte de sua mulher retirou-se para viver como eremita em um eremitério onde permaneceu até sua morte. Tal como Garcia da Orta, as suas obras foram traduzidas e divulgadas pelo médico e botânico flamengo Carolus Clusius.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  • Gaitonde, P.D. (1983).Portuguese Pioneers in India: Spotlight on Medicine. Popular Books, Bombay, India. ISBN 0861320255.
  • Guerra, Francisco (1970). "Acosta, Cristóbal". Dictionary of Scientific Biography. 1. New York: Charles Scribner's Sons. pp. 47–48. ISBN 0684101149.


(em inglês) Abreviatura oficial e lista de nomes de plantas e fungos atribuídos a Christobal Acosta no The International Plant Names Index (IPNI) (em inglês).


Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Christobal Acosta