Chrozophora tinctoria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaChrozophora tinctoria

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Euphorbiales
Família: Euphorbiaceae
Género: Chrozophora
Espécie: C. tinctoria
Nome binomial
Chrozophora tinctoria
(L.) Raf.

Chrozophora tinctoria é uma espécie de planta com flor pertencente à família Euphorbiaceae.

A autoridade científica da espécie é (L.) Raf., tendo sido publicada em Chloris Aetnensis 4. 1813.

Os seus nomes comuns são tornassol, tornassol-dos-franceses ou tornassol-dos-tintureiros.[1]

Em 2020, um grupo de investigadores portugueses conseguiu descodificar a estrutura molecular do cromóforo responsável pela cor azul que até agora era um mistério [2]. O estudo, intitulado "A 1000-year-old mystery solved", foi publicado na Science Advances, por investigadores do Laboratório associado para a Química Verde, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em conjunto com investigadores das universidades de Aveiro, Lisboa e Porto.

Para abordar este mistério, o grupo interdisciplinar reuniu uma equipa de químicos com experiência na identificação de produtos naturais, cientistas de conservação e uma bióloga com grande conhecimento botânico da flora portuguesa.

Seguindo instruções medievais, os investigadores recolheram amostras do fruto da planta, que é nativa da região mediterrânica e das regiões central e sudoeste da Ásia, na aldeia da Granja, no concelho alentejano de Mourão, de onde foi extraído "um corante azul como principal cromóforo".

O cromóforo, molécula responsável pela cor, foi isolado, purificado e caracterizado através de uma metodologia multianalítica, recebendo o nome de 'chrozophoridin'. Agora, após a determinação da estrutura, conclui-se que não é nem uma antocianina, encontrado em muitas flores e frutas azuis, nem índigo, o corante azul natural mais estável, mas sim uma nova classe por si só. Este é um pedaço de conhecimento indispensável para a preservação do património cultural europeu, em obras de arte como iluminuras de manuscritos medievais onde este corante possa ter sido usado[2].

Portugal[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma espécie presente no território português, nomeadamente em Portugal Continental.

Em termos de naturalidade é nativa da região atrás indicada.

Protecção[editar | editar código-fonte]

Não se encontra protegida por legislação portuguesa ou da Comunidade Europeia.

Referências

  1. Chrozophora tinctoria - Flora Digital de Portugal. jb.utad.pt/flora.
  2. a b Nabais, P.; Oliveira, J.; Pina, F.; Teixeira, N.; de Freitas, V.; Brás, N. F.; Clemente, A.; Rangel, M.; Silva, A. M. S. (abril de 2020). «A 1000-year-old mystery solved: Unlocking the molecular structure for the medieval blue from Chrozophora tinctoria , also known as folium». Science Advances (em inglês). 6 (16). ISSN 2375-2548. doi:10.1126/sciadv.aaz7772 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.