Chula (Rio Grande do Sul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Desafio de chula na ENART 2023
Chula
Origens estilísticas ibérico
Contexto cultural Chula (Portugal)
Instrumentos típicos gaita
Popularidade Brasil
Formas derivadas Lundu

A Chula é uma dança típica de Portugal, logo após levada para o Sul do Brasil, dançada em desafio, praticada preferencialmente por homens. A chula tem bastante semelhança com o Lundu sapateado, encontrado em outros estados brasileiros. A chula do Rio Grande do Sul vem da chula de Portugal. A chula (antiga chula) é baseada em batidas dos pés e nos desafios.[1]

Uma vara de madeira denominada lança e medindo cerca de 2 ou 3 metros de comprimento é colocada no chão, com dois ou três dançarinos dispostos em suas extremidades. Ao som da gaita gaúcha (sanfona), os dançarinos executam diferentes sapateados, avançando e recuando sobre o pedaço de madeira. Na qual dois bailarinos ( ou mais ) se confrontam, cada um desejando mostrar as suas qualidades coreográficas, através de gestuais movimentos e sapateados, de um e de outro lado de uma lança de madeira, colocada devidamente no chão.

Após cada sequência realizada, o outro dançarino deverá repeti-la e em seguida realizar uma nova sequência, geralmente mais complicada que a do seu parceiro. Assim, vencerá o dançarino que conseguir não perder o ritmo, e não encostar no pedaço de madeira e conseguir realizar a sequência coreográfica dançada como desafio pelo dançarino anterior.

A chula antigamente era usada durante os bailes, onde dois peões queriam dançar com uma mesma prenda, então desafiavam-se, aquele que fizesse o passo, em sapateio, sem erros teria o direito a dançar com esta prenda pelo resto do baile.

Hoje essa dança é mostrada apenas de forma cultural durante eventos, rodeios, etc. Porém não podendo repetir o passo, de seu oponente. Eles fazem frequentemente em festas tradicionais ou em eventos apropriados para esse tipo de festa.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 3 de abril de 2010. Arquivado do original em 25 de abril de 2009