Chulyms

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chulyms
Татарлар
População total

355[1]

Regiões com população significativa
 Rússia - Oblast de Tomsk 204 (2010) [2]
 Rússia - Krai de Krasnoiarsk 145 (2010) [2]
Línguas
Chulym e Russo
Religiões

Igreja Ortodoxa

Xamanismo
Etnia
Túrquicos
Grupos étnicos relacionados
Tártaros da Sibéria, Khakas

Os Chulyms também chamados Tártaros Chulym, (Чулымцы em Russo; sse chama de Чулымские люди, termo russo para povo Chulym) são um povo turco do Oblast de Tomsk e do Krai de Krasnoyarsk, Rússia.

History[editar | editar código-fonte]

Os Chulyms Tártaros se dirigiram inicialmente ai rio Chulym (afluente do Ob) depois de expulsos de suas terras de origem no Canato da Sibéria pelas tropas de Ermak Timofeevich.[3]

Viviam ao longo das margens do baixo rio Chulym. Os russos os chamavam de Tártaros Chulymiano. Os Chulyms apareceram por volta dos séculos XVII e XVIII como resultado de cruzamentos com povos Turcos que também haviam migrado para o leste depois da queda do se afastando do Canato da Sibéria, como os Teleutas e os quirguizes do Ienissei. Os Chulyms não eram nômades, adotaram a agricultura e a pecuária por influência de camponeses russos da região. Os Chulyms se miscigenaram com os Khakas e também com russos.

Conforme o Censo da Rússia de 2002, havia 656 Chulyms no país. São falantes da língua chulym uma língua turcomana também conhecida como Ös. Suas religiões são crenças shamanistas ou seguem a Igreja Ortodoxa Russa.

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • James Stuart Olson, Lee Brigance Pappas and Nicholas Charles Pappas. "An Ethnohistorical Dictionary of the Russian and Soviet Empires". Greenwood Press, 1994. page 162