Parque Nacional Lauca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chungará)
Lago Chungará e aos fundos o vulcão Parinacota.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Parque Nacional Lauca

O Parque Nacional do Lauca está localizado no planalto e precordilheira de Parinacota, na região de Arica e Parinacota, no Chile e possui uma superficie de 137.883 hectares. O Parque faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, por possuir espécies vegetais e animais endêmicas e por sua importância cultural e arqueológica.

Na região onde se localiza o Parque, é possível encontrar vestígios de comunidades indígenas (Chucuyo e Parinacota) de até 9 mil anos.

O Lago[editar | editar código-fonte]

O Lago Chungará, localizado a 4.520 metros de altitude, ao lado do vulcão Parinacota, é o lago mais alto do mundo. Ele possui uma superfície de 22 km² e profundiade de 35 m. Seu principal afluente é o rio Lauca.

Os Vulcões[editar | editar código-fonte]

Os Payachatas são dois vulcões gêmeos enormes, o Parinacota com 6.342 m e o Pomerape com 6.282 m. Os Payachatas, juntamente com o Lago Chungará, são duas das principais atrações do Parque. O cume do Parinacota é o ponto mais alto do parque.

Os vulcões Guallatiri e Acotango, que estão na fronteira do Chile com a Bolívia, com 6.071 e 6.052 metros respectivamente, trata-se de 2 Estratovulcões. A ultima erupção do Guallatiri ocorreu em 1960 e do Acontango não se sabe. Vulcão Guallatiri é uma montanha de mais de seis mil metros localizada na fronteira do Chile com a Bolívia na Puna do Atacama, um dos lugares mais secos do mundo.

A região onde fica a montanha, Paso Chungara, é dominada por vulcãoes, sendo que o Sajama é mais alto da região, seguido pelo Parinacota, Pomerape e Acotango. A cúpula contem um domo de lava. Fluxos de lava espessa estão localizadas nos flancos inferiores norte e oeste. 1996 Atividades Fumarólicos Observações do vulcão em 19 e 20 de julho de 1996, mostrou tranqüila emissões de vapor branco da cratera. No flanco sul do vulcão, a 400 m abaixo do cume, havia uma área livre de neve que emitia vapor. 1991 Atividade Fumarólicos Em 2 de novembro de 1990, duas áreas de atividades fumarólicos fortes, foram observadas no vulcão. As fumaças mais vigorosas foram avistadas a 80 m abaixo do cume. E produziu uma pluma de 200 m de altura, acompanhada por um ruído de motores a jato. 1985 Provável Erupção Uma erupção em 1 de dezembro de 1985 foi originalmente atribuída ao vulcão Acotango, mas foi determinada ser mais provável do vulcão Guallatiri. As erupções produziram nuvens de fumaça branca, que subiram a 500 m na vertical. As erupções ocorreram em intervalos de 45-75 segundos. Durante uma pesquisa de campo em 1987, nas proximidades dos vulcões Capurata, Acotango e Humarata não mostraram sinais de atividade, suas crateras foram cobertas com gelo e neve limpas. Atividade fumarólicos foram observadas no vulcão Guallatiri indicando assim que a erupção de 1985 tinha ocorrido nele.

Rios[editar | editar código-fonte]

O Rio Lauca é um rio bi-nacional, nasce no Chile e desagua no Lago Coipasa que esta situado à 3.657 metros de altitude no departamento de Oruro, Bolívia.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Os flamingos presentes transformam a paisagem, colorindo as margens do lago de rosa. Outras aves exóticas e pouco conhecidas também fazem do lago um lugar de rara beleza. Outras muitas espécies são encontradas no parque, algumas endêmicas da região. Exemplo de espécies: Vicunha, Lhama, Alpaca, Guanaco, Puma, Patos e Viscacha.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Existem alguns passeios saindo da cidade de Arica, que visitam alguns lugares desta região, entre eles o Parque Nacional Lauca. Os ônibus que saem da cidade de Arica com destino La Paz, passam pelo lago.

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]