Ciências aeronáuticas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ciências Aeronáuticas)
Ir para: navegação, pesquisa

Ciências aeronáuticas ou Aviação Civil é um curso de graduação, com duração mínima de três anos, cujo objetivo principal é formar pilotos profissionais, para atuação em companhias aéreas, gestores aeroportuários ou pilotos comerciais. Os cursos de Ciências Aeronáuticas objetivam ensinar as técnicas de pilotagem necessárias para se formar um bom piloto. Os cursos de Aviação Civil apresentam uma visão mais administrativa para os bacharéis.

Disciplinas[editar | editar código-fonte]

Estão incluídas no currículo básico dos cursos de Ciências Aeronáuticas as seguintes matérias:

Nos cursos de Aviação Civil são incluídos matérias como:

  • Logística
  • Administração Aeroportuária
  • Administração de Empresas Aéreas

Ingresso[editar | editar código-fonte]

Para ingressar no curso de Ciências Aeronáuticas, o candidato precisa fazer o vestibular e um exame médico (CMA - Certificado Médico Aeronáutico), para verificar suas condições psicológicas, coordenação motora, visão e audição, entre outros requisitos.[2]

A única instituição ministrada pelo governo do Brasil é a Academia da Força Aérea. Porém, a sua formação é voltada para aviação militar.

Além da formação militar oferecida pelo governo, há a opção de formação particular, essa sendo fornecida por várias faculdades no Brasil, como UNOPAR, Uninassau-PE, PUCRS, a PUCGO, a FUMEC, a ESAC,a Universidade Estácio de Sá, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (unidade Salvador), Universidade Anhembi Morumbi, dentre outras. Os cursos de Ciências Aeronáuticas exigem que o aluno tenha a Licença de Piloto Comercial, com Habilitação por Voo de Instrumento (IFR), os cursos de Aviação Civil não possuem tal exigência.

Formação[editar | editar código-fonte]

As universidades brasileiras não oferecem suporte com aeroclubes e escolas de aviação para ministrar horas de voos aos seus alunos. No Brasil em 2014 a média do valor da hora de voo foi de R$ 450,00. Primeiro é necessário obter o CMA de 2° Classe que habilita o candidato a piloto poder começar seus estudos na aviação. Com média 7 na universidade ele adquire sua indicação para a prova de Piloto Privado, após alguns meses a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autoriza que o aluno se candidate para a prova, com média também 7, ao passar o aluno poderá começar suas horas de voo. Para obtenção da Licença de Piloto Privado o candidato e escola/aeroclube devem observar o RBAC 61, que passou por quatro modificações entre 2011-2014. Após feito o curso de Piloto Comercial/IFR e com média igual ou acima de 7, o aluno receberá sua indicação, fará a prova da ANAC e com a aprovação ele poderá dar continuidade na sua formação, até o momento (janeiro/2015) é necessário 150 horas de voo se essas forem feitas em sua totalidade e sem interrupção em aeroclube ou escolas de aviação, ou 200 horas de voo se forem feitas foram de aeroclube/escolas

Estágio[editar | editar código-fonte]

Os formandos em ciências aeronáuticas encontram resistência no mercado enquanto sua formação, por terem uma formação científica. A falta de parcerias entre universidades, administradores de hangares, administradoras aeroportuárias, táxi aéreo e empresas aéreas dificulta que o aluno busque um estágio.

Mercado de Trabalho[editar | editar código-fonte]

Os pilotos precisam renovar suas habilitações a cada 2 anos. Os custos são altos, dependendo do tipo de aeronave e de habilitação. Ao sair do curso de Ciências Aeronáuticas o aluno poderá buscar um empregador dependendo do tipo de habilitação para qual ele está certificado, quanto mais habilitações o piloto tiver melhor será, porém os custos para as habilitações são altos e o retorno em sua maioria é baixo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.