Cianite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cianite
Classificação Strunz VIII / B.02-40
Cor Azul. Também verde, branco, cinzento e negro.
Fórmula química Al2SiO5
Propriedades cristalográficas
Sistema cristalino Triclínico
Propriedades físicas
Densidade 3,6 - 3,7
Dureza 4,5 - 5 paralelo
6,5 - 7 perpendicular
Clivagem Perfeita
Fratura Irregular
Brilho Vítreo ou nacarado
Risca Branco

A cianite ou cianita cujo nome deriva do grego kyanos, que significa azul, é um silicato tipicamente azul, mas que pode ser também incolor, verde ou castanho. É geralmente encontrada em pegmatitos metamórficos ou rochas sedimentares ricos em alumínio. É também chamada de distênio (ou distena) , que significa duas forças (do gr. sthenos) , porque tem durezas bem diferentes conforme a face considerada.

A cianite é um polimorfo da andaluzita e da sillimanita. É um mineral fortemente anisotrópico. Na escala de Mohs, a sua dureza varia entre 4,5 e 7,0, dependendo da direção cristalográfica. Dureza variável é uma característica de quase todos os minerais, mas variação tão grande como a da cianita não é comum e considera-se um traço identificativo.

Usos[editar | editar código-fonte]

Usa-se principalmente em produtos refractários e cerâmicos, incluindo porcelana. Utiliza-se na fabricação de utensílios de electricidade. A cianite também pode ser usada como pedra preciosa graças a sua cor. É importante também para os coleccionadores de minerais por sua beleza e raridade.

A importância deste mineral é latente, já que inclusive, uma companhia, a Kyanite Mining Corporation dedica-se exclusivamente à sua extracção e beneficiamento.

É produzida na Suíça, Quênia, Mianmar, Áustria e Brasil (Minas Gerais).

Minerais associados[editar | editar código-fonte]

Normalmente, este mineral ocorre associado aos seus polimorfos bem como a outros silicatos, incluindo:

Identificação[editar | editar código-fonte]

Seus cristais laminados longos são normalmente um bom começo para identificar a cianite. Sua cor (quando é azul) a define também perfeitamente. Outra característica é que pode estar misturada com minerais polimórficos ou com estaurolite. No entanto, a característica mais útil para sua identificação é o seu forte anisotropismo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Branco, Pércio de Moraes, 2008, Dicionário de Mineralogia e Gemologia, São Paulo, Oficina de Textos, 608 p. il.