Cianoacrilato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma embalagem de cianoacrilato.

Cianoacrilato, também conhecido popularmente por super cola e pelo nome não genérico Super Bonder, é um tipo de adesivo criado acidentalmente em 1942 por Harry Coover durante experiências visando a criação de um polímero transparente. [1]

É solúvel em acetona, mesmo após a cura, permitindo separação de objetos colados acidentalmente. Solúvel em água e menos denso que ela. Possui resistência mecânica semelhante ao acrílico.

História[editar | editar código-fonte]

Este tipo de cola foi usado na segunda guerra mundial pra estancar ferimentos, gerando risco, pois foi descoberto depois que a cola pode causar necrose do tecido conjuntivo, não devendo ser usada em tecido vivo. Pode ser necessário até procedimento cirúrgico para remoção da necrose, causada pelo ferimento interno.

Cuidados[editar | editar código-fonte]

Não ingerir. Cuidado para não deixar entrar em contato com os olhos. Desprende vapores irritantes quando em grande quantidade.

Armazenar a embalagem em temperatura ambiente ou geladeira, com o cuidado de manter o tubo na vertical e bem fechado. O calor moderado acelera a evaporação e cura do composto.

Formas comerciais[editar | editar código-fonte]

Produtos contendo basicamente cianocrialato são comercializados como colas instantâneas de ampla utilidade, sendo o Super Bonder da Henkel um dos pioneiros no Brasil e portanto um sinônimo popular para este tipo de produto. O mesmo acontece em Portugal, com a Super Cola 3.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Super Glue MIT School of Engineering. Página visitada em 22 de outubro de 2010.


Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.