Ciclo de vida viral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Os vírus são similares aos organismos vivos, no entanto existem diferenças. Uma das maneiras que um vírus pode ser visto como vivo é que um vírus precisa se replicar e criar progenia. Entretanto, ao contrário de outros organismos, um vírus não pode sobreviver por conta própria. Ele é ativo apenas quando se replica dentro de uma célula hospedeira, usando os recursos desta célula. Uma vez dentro do hospedeiro, o vírus produz tantas cópias de si quanto possível para infectar outras células hospedeiras; tudo que ele faz é para beneficiar sua aptidão e incrementar o número de sua descendência.

Os vírus dependem da maquinaria celular do hospedeiro para multiplicar-se, uma vez que o material genético viral (que pode ser ADN ou ARN) codifica apenas umas poucas proteínas, em geral apenas as estritamente necessárias para sequestrar a maquinária da célula em seu benefício.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.