Ciclofano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Esquema 1. Ciclofanos

Um ciclofano é um hidrocarboneto consistindo de uma unidade aromática (tipicamente um anel benzeno) e uma cadeia alifática que forma um ponte entre duas posições não adjacentes do anel aromático. Derivados mais complexos com múltiplas unidades aromáticas e pontes formando estruturas similares a gaiolas são também conhecidas. Ciclofanos são estudados em química orgânica devido a suas conformações químicas não usuais devido a construção de tensão. Apesar disso, as estruturas de ciclofanos não são desconhecidos para biomoléculas.

Esquema 2. [6]paraciclofanos

Tipos básicos de ciclofanos são [n]metaciclofanos (I) no esquema 1, [n]paraciclofanos (II) e [n,n']ciclofanos (III). Os prefixos meta e para correspondem aos usuais padrões de substituição de arenos e n refere-se ao número de átomos fazendo a ponte.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Maria Luiza C. Montanari; Carlos Alberto Montanari e Dorila Piló-Veloso; Sistemas transportadores de drogas; Quím. Nova vol.21 no.4 São Paulo July/Aug. 1998; doi: 10.1590/S0100-40421998000400017 - Uma aplicação de ciclofanos em transporte supramolecular de drogas.