Ciclone Ophelia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ciclone Ophelia
Tempestade tropical severa (Escala SWIO)
Ciclone tropical categoria 1 (SSHWS)
imagem ilustrativa de artigo Ciclone Ophelia
O ciclone Nicholas em 3 de Março de 2008
Formação 27 de Fevereiro de 2008
Dissipação 6 de Março de 2008

Ventos mais fortes sustentado 10 min.: 100 km/h (65 mph)
sustentado 1 min.: 120 km/h (75 mph)
Pressão mais baixa 972 hPa (mbar); 28.7 inHg

Fatalidades Nenhuma
Danos Desconhecidos
Áreas afectadas Austrália (Território do Norte, Austrália Ocidental)
Parte da Temporada de ciclones na região da Austrália de 2007-08

O ciclone Ophelia (designação do JTWC: 21S; ciclone tropical Ophelia, segundo o CACT de Perth) foi o sexto ciclone tropical da temporada de ciclones na região da Austrália de 2007-08.

Ophelia formou-se sobre terra no Território do Norte, Austrália e seguiu para sudoeste, emergindo no Oceano Índico. Lá, o sistema encontrou condições favoráveis e fortaleceu-se, atingindo o pico de intensidade com ventos máximos sustentados de 120 km/h, segundo o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), ou 100 km/h, segundo o Centro de Aviso de Ciclone Tropical (CACT) de Perth. Apesar de ter passado sobre terra no início de seu período de existência, Ophelia não provocou danos.

História meteorológica[editar | editar código-fonte]

O caminho de Ophelia

Em 24 de Fevereiro, uma área de distúrbios meteorológicos formou-se sobre o noroeste da Austrália, mais especificamente sobre o Território do Norte. Em 27 de Fevereiro, o Centro de Aviso de Ciclone Tropical (CACT) de Darwin classificou esta área como uma área de baixa pressão tropical, ainda sobre terra.[1] Em 29 de Fevereiro, o Joint Typhoon Warning Center emitiu um alerta de formação de ciclone tropical sobre o sistema em desenvolvimento, notando as condições favoráveis e o deslocamento do sistema no Oceano Índico.[2] Em 1 de Março, a área de baixa pressão saiu da área de responsabilidade do CACT de Darwin e entrou na área de responsabilidade de Perth. Assim que o sistema emergiu no Oceano Índico, rapidamente se fortaleceu e o JTWC emitiu seu primeiro aviso sobre o ciclone tropical "21S".[3] Ao meio-dia de 1 de Março, o CACT de Perth classificou a área de baixa pressão tropical como o ciclone tropical Ophelia, o sexto sistema tropical nomeado da temporada de ciclones na região da Austrália de 2007-08.[4] Com condições favoráveis, como águas mornas e poucos ventos de cisalhamento, Ophelia fortaleceu-se e em 3 de março, atingiu o pico de intensidade com ventos constantes de 100 km/h, segundo o CACT de Perth, ou 120 km/h, segundo o JTWC. Seguindo na periferia noroeste de uma área de alta pressão sobre a Austrália Ocidental, Ophelia começou a seguir para sudoeste e para o sul.

Ophelia começou a se enfraquecer, pois encontrou ventos de cisalhamento moderados, ar seco e águas mais frias. Seguindo uma tendência contínua de enfraquecimento, Ophelia tornou-se uma área de baixa pressão tropical. Em 6 de Março, o CACT de Perth e o JTWC emitiram seus últimos avisos sobre Ophelia notando sobre a impossibilidade do ciclone continuar existindo.[5]

Preparativos e impactos[editar | editar código-fonte]

Foram emitidos alertas e avisos de ciclone para a costa de Kimberley, Austrália Ocidental, devido a possibilidade de rápido fortalecimento do ciclone assim que emergisse no mar.[6] Empresas petrolíferas tiveram que interromper as suas atividades devido à passagem da área de baixa pressão tropical precursora de Ophelia sobre suas áreas de produção.[7] Os remanescentes de Ophelia, juntamente com uma frente fria, trouxeram chuvas fortes e trovoadas para a costa sudoeste da Austrália. O Bureau of Meteorology chegou a emitir um aviso de enchente de curta duração para a área metropolitana de Perth.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências