Cidade 2000 (Fortaleza)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cidade 2000
—  Bairro do Brasil  —
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Cidade 2000
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Cidade 2000
Distrito Fortaleza (Sede)
Município Fortaleza
Limites Norte, Sul e Oeste: Cocó
Leste: Dunas/Manuel Dias Branco
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) II
Fonte: Não disponível

Cidade 2000, ou só 2000 (dois mil) é um bairro da cidade de Fortaleza[1] localizado no nordeste da comarca citada. Foi projetado pelo arquiteto Rogério Fróes. Uma curiosidade é que o desenho da planta arquitetônica faz referências à Taça Jules Rimet, ganha pela seleção com o tricampeonato mundial. O bairro foi construído na década de 1970, a fim de abrigar trabalhadores que se deslocavam diariamente para trabalhar no centro da cidade e no bairro da Aldeota. O nome Cidade 2000 faz referência ao ano 2000, pois, em 1970, todos usavam este termo como sinônimo de futuro, prosperidade e avanço.

Hoje a Cidade 2000 perdeu muitas de suas características originais.

Situa-se perto da Praia do Futuro, Shopping Iguatemi, Cidade Fortal (local aonde há anos é realizada o carnaval 'fora de época' da cidade). Em meados do ano de 2003, passou a ser considerado um bairro de classe média.

Foi tema de reportagem em 2009 por uma TV local de Fortaleza. Em que é comentado as curiosidades além de um DVD feito por um ex-morador (agopin), em que sua mãe (Foto Argentina) tinha o primeiro estúdio fotográfico do bairro. O DVD conta a história dos moradores, com fotos e depoimentos de acordo com o link abaixo:

Programa exibido em 13/05/2009 pela TV Verdes Mares. Bairro Cidade 2000 ###www.youtube.com/watch?v=YV1ONecvFoQ###



Referências