Cidade Antiga de Sigiriya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pix.gif Cidade Antiga de Sigiriya *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Sigiriya gardens 1.jpg
Piscina no complexo de jardins em Sigiriya
País Sri Lanka
Critérios (i)(iii)(iv)
Referência 202
Coordenadas 7° 57′ N 80° 45′ E(Província Central, Sri Lanka)
Histórico de inscrição
Inscrição 1982  (6ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
Rochedo de Sigiriya

Sigiriya, antiga capital do Sri Lanka, foi construída durante o reinado do Rei Kassyapa (477-495 a.C.). Sobre um rochedo de granito e elevando-se a uma altura de 370 metros é hoje, património mundial da UNESCO, e oferece-nos um magnífico exemplo de um centro de cidade da antiga Ásia, combinando com um avançado centro urbano do actual Sri Lanka.

A fortaleza foi originariamente construída na forma de um leão agachado, com a sua entrada sendo feita pela boca do leão. As patas gigantes são só o que restou da figura do leão mas o seu imponente perfil ainda se impõe em toda a estrutura, com pedras enormes esculpidas e pintadas.

Sigiriya reúne um grande complexo de jardins geométricos, piscinas, fontes e edifícios. Do alto do rochedo pode-se ainda ver parte da piscina real, o trono, os restos do grande palácio, com as suas passagens e jardins.

O jardim das águas, um impactante exemplo de hidráulica, secagem e controle de erosão, apresenta espectáculos com água para embevecimento dos visitantes. Há ainda um lago artificial, com uma barragem de 12 km, e jardins de águas, cisternas e ilhas artificiais circundando um grande pavilhão ajardinado. A água necessária para alimentar as fontes é operada pela gravidade e pressão artificial, e funciona até hoje.

Ao norte está a rocha de Pidurangala, com um monastério budista e templos em cavernas. Perto do topo, há uma das maiores reproduções de Buda já feitas, em tijolos e argamassa.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cidade Antiga de Sigiriya