Cidade Industrial (Contagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cidade Industrial (Contagem)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível

Cidade Industrial é um bairro do município de Contagem, que possui o mesmo nome que o bairro vizinho, em Belo Horizonte.

Ele fica ao lado do bairro Eldorado.

Nesse lugar está localizado o famoso Hexágono de Contagem, um grande hexágono formado pela Avenida David Sarnoff, avenida-símbolo da região, que possui outros hexágonos dentro.

Neste hexágono está localizado o Itaú Power Shopping, um grande centro de compras e convenções de Contagem. Também neste bairro se localizam importantes indústrias da cidade como a Magnesita, Belgo-Arcelor, Magoteaux, CEMIG, FIAT allis, Vilma Alimentos, entre outras.

História[editar | editar código-fonte]

A Cidade Industrial foi criada em 20 de março de 1941 pelo Decreto nº 770 do Governo do Estado, com o nome de Cidade Industrial Juventino Dias. A inauguração de fato se deu em 1946.

O projeto urbanístico da Cidade Industrial foi concebido por Israel Pinheiro e é composto por avenidas e ruas dispostas formando um hexágono. No centro deste hexágono, se cruzam as Avenidas Cardeal Eugênio Paccelli (BR-381) e Babita Camargos, formando a conhecida Praça da CEMIG. O hexágono é contornado pela Avenida David Sarnoff.

Contagem, inaugurada em 1852.

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Eldorado, J.K., Água Branca, Cidade Industrial (em Belo Horizonte), Camargos (Belo Horizonte).

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.