Cidade Tiradentes (bairro de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Cidade Tiradentes é um bairro da cidade brasileira de São Paulo, sede e bairro mais importante do distrito de Cidade Tiradentes, que leva o seu nome.

História[editar | editar código-fonte]

A COHAB Cidade Tiradentes situa-se no extremo leste da capital paulista e abriga um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina, tendo sido construído no início da década de 80, pela Prefeitura do Município de São Paulo.

Outros bairros circunvizinhos como Cidade Castro Alves, Barro Branco, Vila Yolanda, Vila Paulista, Jardim Souza Ramos, Jardim Pedra Branca, Setor G, Prestes Maia, Juscelino, Sitio Conceição, Jardim Vilma Flor, Inácio Monteiro e Conjunto Juscelino Kubitschek, acabaram adotados como parte do bairro, pela proximidade com a Cidade Tiradentes.Tudo isso e muito mais!!!

Infraestrutura/Pavimentação[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a infraestrutura deste bairro é ótima; pavimentação e arborização são de qualidade e existem, também, parques para a melhor idade.

Ocupações e Saneamento Básico

Atualmente, há diversas ocupações no bairro cidade tiradentes sendo a maior delas, o Jardim Vista Alegre (chamada por alguns de Paiolsinho) esta comunidade com cerca de 1.600 familas luta há mais de 15 anos por Saneamento básico, e regularizacão das moradias locais, os moradores não recebem nenhuma atenção, e amparo do Estado faltando instalações basicas de iluminacão, esgoto, asfalteamento e até mesmo agua encanada; contudo os moradores, sofrem ainda mais com a presença de alguns bandidos que preferem um bairro sem presença do pode publico e assim ter suas atividades ilicitas as escondidas e tentam silenciar aqueles que peocuram o progresso do local, até mesmo um multirão para melhorar as esburacadas e barrentas ruas da ocupação é violentamente impedido por meia duzia de criminisos que pousam de "coronéis". Mas ainda assim a luta deste povo sufocado permanece ate a sonhada conquista.

Transporte público[editar | editar código-fonte]

Após árduas lutas que tiveram suas origens em associações espalhadas pelo bairro, com o apoio da população e colaboração da Câmara Municipal, houve uma melhoria de 70% na questão do transporte público.

O controle de velocidade (Lei 9.503 de 23/9/1997 - Código de Trânsito Brasileiro) conseguiu baixar para 80% o índice de acidentes causados por garças de transportes coletivos que partem deste bairro.

Hoje, Cidade Tiradentes conta com várias linhas de ônibus que fazem o transporte publico da região. Um dos principais problemas é que as únicas linhas que fazem o transporte de passageiros até o metrô Itaquera é somente de microônibus, que cumprem horários próprios (ninguém sabe o tempo entre um carro e outro) e não obedecem a capacidade máxima de lotação dos carros, se aproveitando da falta de fiscalização e da necessidade que os moradores tem para chegar no horário ao seu destino, seja trabalho, escola ou lazer.

O bairro ganhará a primeira linha de monotrilho do Municipio de São Paulo. Ela será uma extensão da Linha 2 - Verde, do METRÔ de São Paulo, que liga os bairros da Vila Madalena até a Vila Prudente, será feita o ramal da estação Vila Prudente até o bairro Cidade Tiradentes.

Saúde pública[editar | editar código-fonte]

A Saúde obteve razoável melhoria quanto ao pronto atendimento médico ou seja, primeiros socorros porém é notória a grande dificuldade em se conseguir agendamento com especialistas de alguma áreas do SUS – Sistema Único de Saúde.

Recentemente, foi inaugurado o hospital Cidade Tiradentes, o qual possibilitou o atendimento da grande demanda local. Ocorre que apesar da grande infra-estrutura do Hospital Cidade Tiradentes, a demanda aumentou e muito, pois o hospital atende não só os moradores do bairro, como também os de toda a região, desde São Mateus, Iguatemi, Guaianazes, entre outros bairros da região.

Educação/Inclusão social[editar | editar código-fonte]

O EJA- Educação de Jovens e Adultos muito tem contribuído para a diminuição do índice de analfabetismo.
A inclusão social através da informatização tem sido um dos maiores benefícios prestados à comunidade.

Com a construção de um grande hospital, o Hospital Municipal Cidade Tiradentes, duas unidades do CEU - Centro Educacional Unificado, construção e revitalização de praças,[2] inauguração de unidades do Programa de Saúde da Família, construção da Escola Técnica de Saúde Pública da Cidade Tiradentes, o Expresso Tiradentes e muitas outras ações voltadas para área social. Além de pavimentação de várias ruas na região, a regularização e revitalização das calçadas, mais iluminação nas ruas[3] e agora com a construção do Expresso Tiradentes, o transporte público irá melhorar muito.[4]

Segurança Pública[editar | editar código-fonte]

A partir de meados da década de 1990 percebe-se que houve diminuição no índice de criminalidade porém este tópico ainda deixa a desejar. Mesmo com a diminuição da criminalidade os moradores manifestam o desejo de que seja criada uma ronda mais ostensiva, garantindo a tranquilidade que o bairro tanto almeja.

O rodízio de policiamento nas diversas áreas de Cidade Tiradentes é de considerável relevância, independentemente da baixa no índice de criminalidade.

.

Organização Familiar[editar | editar código-fonte]

O poder aquisitivo de muitas famílias que passaram a residir neste bairro desde sua inauguração melhorou acentuadamente porém a maioria dos responsáveis pelas crianças e adolescentes não lhes impõe o controle de horário para lazer, tarefas escolares e refeições.

Crianças brincam fora do período escolar nas dependências de alguns condomínios, desacompanhadas de seus responsáveis.

Atualmente, jovens se ajuntam nas praças ou perambulam pelas ruas do bairro dia e noite mas alguns deles participam de jogos de futebol e basquete. Existem também os descompensados de conhecimento que organizam "Fluxos" no meio da rua, atrapalhando o bem estar dos moradores locais, mas logo são repreendidos pela polícia.

Houve uma melhoria quanto a questão de vandalismo. De uns anos para cá quase não se veem bens públicos depredados.

Paralelamente, outro grupo de jovens se levanta em busca de novos horizontes e através do estudo, da informação cultural e do auto conhecimento conseguem elevar muito seu nível intelectual. Estes jovens se interessam pelas áreas de direito, pedagogia, computação, mecatrônica e saúde.

Cidade Tiradentes, distante de quase tudo mas não de todos, ainda poderá ser categorizada como um dos melhores bairros periféricos brasileiros

A Subprefeitura da Cidade Tiradentes[editar | editar código-fonte]

A Subprefeitura da Cidade Tiradentes é uma das 31 subprefeituras da cidade de São Paulo. É composta por apenas um distrito, Cidade Tiradentes, que representa 15 km² e é habitado por mais de 190 mil pessoas.

Quanto à cultura, subprefeitura possui três pontos de leitura, uma casa de cultura e dois teatros situados nos CEUs do bairro.

Na educação, o índice de reprovação de alunos do ensino médio é de 15,54% e no ensino fundamental é de 5,9%, ambos abaixo da média paulistana. A taxa de analfabetismo está na média, sendo de 4,49% da população local. O lado positivo da Cidade Tiradentes na educação é a baixa demanda de creches e pré-escolas.

Existem poucas favelas, sendo total de 5,8% das moradias desta subprefeitura, um dos menores índices da cidade de São Paulo.

O consumo de água é o menor de toda a cidade. Entretanto, 15,98% das habitações não possuem ligações com esgotos. Possuem algumas áreas verdes. É uma das subprefeituras que mais colabora com o meio ambiente.

Quanto à saúde, possui um dos maiores índices de mortalidade infantil da cidade. Possui uma das maiores quantidades de unidades de atendimento básico públicas.

A taxa de desemprego é de 17,8% com uma renda média de R$864,00 por pessoa.

É uma das subprefeituras menos violentas da cidade, com o menor índice de roubos de toda São Paulo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.