Cidade de Deus (Manaus)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bairros de Manaus

Manaus

Cidade de Deus é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas. Localiza-se na Zona Norte da cidade.[1] De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 70 142 habitantes em 2010.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A comunidade surgiu por volta de 1990, quando um grupo de famílias migrantes sem-terra invadiram a área da região. A princípio, nada foi feito para conter ou controlar a invasão, de forma que contribuiu para a chegada de novas famílias e o crescimento desordenado do local. Em 1993, a invasão denominada Cidade de Deus foi homologada como um bairro.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

A comunidade desenvolveu-se muito ao longo dos seus anos. Atualmente, o bairro conta com três escolas municipais e nenhuma escola estadual. Estudantes do bairro são obrigados a deslocarem-se para bairros vizinhos.

No bairro é localizado o Jardim Botânico (Reserva Adolpho Ducke) mais conhecido como Musa.

O bairro possui também possui 2 linhas que ligam o bairro ao centro (448, 560), uma que liga ao Terminal de Integração 3 (052) e 2 que ligam ao Terminal de Integração 4 (560, 069 e 065).

Dados do bairro

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. [file:///C:/Users/Usuario/Downloads/dom2365cad1.pdf Descrição do perímetro dos Bairros - Delimitação dos bairros] Diário Oficial do município de Manaus. Visitado em 18 de novembro de 2014.
  2. IBGE - Censo 2010: Indicadores de Bairros - Região Norte