Cidade de Deus (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cidade de Deus
Cidade de Deus.JPG
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 120,58 ha (em 2003)
IDH: 0,751[1] (em 2000)
Habitantes: 36 515 (em 2010)[2]
Domicílios: 12 285 (em 2010)
Limites: Jacarepaguá, Gardênia Azul,
Freguesia e Taquara[3]
Região Administrativa: XXXIV R.A. (Cidade de Deus)

Cidade de Deus (também chamada de CDD por seus moradores) é um bairro desmembrado de Jacarepaguá oriundo de um conjunto habitacional situado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Faz limite com os bairros Jacarepaguá, Gardênia Azul, Freguesia e Taquara[4] .

História[editar | editar código-fonte]

Foi construído em 1960 pelo governo do então estado da Guanabara Carlos Lacerda, como parte da política de remoção de favelas de outras áreas da cidade.

Com uma população em torno de 38 mil habitantes, a Cidade de Deus apresenta indicadores sociais entre os mais críticos do Rio de Janeiro, embora situado na vizinhança de bairros nobres da cidade: a Barra da Tijuca e a Freguesia. Seu IDH, no ano 2000, era de 0,751, o 113º colocado entre 126 regiões analisadas na cidade do Rio de Janeiro.[5]

Em 2002, o sucesso do filme Cidade de Deus colocou o bairro intensamente nos veículos de comunicação, reforçando o estigma de comunidade violenta e perigosa e favorecendo uma onda de preconceito e discriminação.

Por outro lado, na sua trajetória desde a década de 1980, surgiram no bairro várias associações de moradores, agremiações de samba, agremiações esportivas, grupos de teatro, revistas, cineclubes, igrejas atuantes, grupos de dança e movimentos negros.

A partir de 2003, vários processos confluíram, constituindo novas condições de organização e articulação tendo em vista a transformação da realidade da Cidade de Deus. Após um processo intensivo de discussões, surgiu, naquele ano, o Comitê Comunitário da Cidade de Deus, que veio a reunir diferentes entidades locais tendo em vista superar o isolamento e as divisões que pautavam a atuação dessas organizações. Em 2009, a comunidade passou a ser atendida pela 2° UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) com um efetivo de 343 policiais, porém mesmo com a ocupação o tráfico ainda permanece na região

Em 20 de março de 2011 a Cidade de Deus recebeu uma ilustre visita, a do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama, acompanhado do governador do estado, Sérgio Cabral e do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o que tornou o bairro mundialmente conhecido. Barack Obama jogou futebol com algumas crianças e assistiu a rápidas apresentações de dança, capoeira, grafite e futebol.


Vale de Jacarepaguá
Estrada de Jacarepaguá.jpg

História de Jacarepaguá
Área original


Subprefeitura
Região Administrativa (16ª R.A.)
R.A. exclusiva de Cidade de Deus


Bairros Atuais:
Anil
Camorim
Cidade de Deus
Curicica
Freguesia
Gardênia Azul
Jacarepaguá
Pechincha
Praça Seca
Tanque
Taquara


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]