Ciego de Ávila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ciudad de Ciego de Ávila
Ciego de Ávila
Ciego de Ávila Province Location.png
Coordenadas 21° 50' 35" N 78° 45' 35" O
País  Cuba
Província
Altitude não ultrapassa os 50 m
População  
  Cidade (2007) 120.000
Fuso horário
  Verão (DST)
EST (UTC-5)
EDT (UTC-4)

Ciego de Ávila é uma cidade cubana, situada na região central do país, capital da província homônima. A cidade está localizada a cerca de 460 km leste de Havana e 110 km oeste de Camagüey.

Ciego de Ávila pertenceu a província de Camagüey até 1975, quando o governo de Fidel Castro criou a a província de Ciego de Avila. É o centro comercial, de transporte e industrial de uma próspera região pecuária e açucareira. Júcaro, situada 24 km ao sul, na costa do mar do Caribe, serve-lhe de porto.

A cidade[editar | editar código-fonte]

A cidade de Ciego de Ávila é uma cidade moderna, embora na parte antiga da cidade você pode encontrar muitas características da arquitetura colonial típica de tais cidades.

A igreja principal, muito moderna e com arquitetura eclética, tem em sua entrada a estátua de San Eugenio de la Palma, santo padroeiro da cidade, esta igreja foi concluída em 1952. Outra jóia da arquitetura histórica da cidade é o Teatro Principal, considerado um dos melhores teatros de Cuba.

No centro da cidade, está localizado o Parque José Martí, que foi concluído em 1995, suas origens remontam a 1800 no mesmo lugar onde estava localizada a Praça Afonso III, com um mirante no centro, onde a Orquestra Sinfônica Municipal tocava aos domingos. Ao redor do parque estão localizados vários prédios que datam da primeira metade do século XX, e ao longo da rua principal da cidade também estão localizadas outras construções antigas. Justamente no centro da cidade ergue-se um edifício moderno que rompe toda a arquitetura colonial antiga, considerada como um erro de planejamento.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Ciego de Ávila é um dos mais promissores destino turístico cubano graças à construção de uma ponte ligando o continente a Cayo Coco e Cayo Guillermo, integrado com Paredon Grande e Chico Anton, entre outros, no arquipélago Jardines del Rey . Ele está localizado na parte central da ilha, delimitada a oeste, Sancti Spíritus, Camaguey leste, ao sul pelo Mar do Caribe e ao norte pelo Oceano Atlântico.

Demografia[editar | editar código-fonte]

  • População (Censo 1981) 73.820 habitantes
  • População (1991): 101.620 habitantes.
  • População (Censo 2002) 106.225 habitantes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cuba é um esboço relacionado ao Projeto América Central. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ciego de Ávila