Cine Brasil (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Cine Brasil, ou, originalmente, Cine Theatro Brasil, é um prédio histórico de Belo Horizonte, construído em 1932 na Praça Sete de Setembro para funcionar como o principal cinema e maior teatro da cidade.[1] Trata-se de um grande edifício de 11 andares[2] cuja fachada em ângulo curvilíneo marca a esquina da Avenida Amazonas com a rua Carijós. Desenhado pelo arquiteto Alberto Murgel, é um dos precursores do concreto armado e traz a fachada em pó-de-pedra, acabamento típico do estilo arquitetônico art déco.[3]

Em 2000, depois de desativado o cinema, uma decisão judicial invalidou o tombamento do edifício conduzido pelo Conselho de Patrimônio de Belo Horizonte. No mesmo ano, no entanto, o Cine Brasil foi tombado como bem cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.[4]

Em 2006, foi adquirido pela empresa Valourec-Mannesmann, que pretende instalar no prédio um centro cultural voltado tanto para as artes cênicas quanto para outras atividades artísticas. Atualmente, o edifício passa por um processo de restauração.[5]

Em 8 de outubro de 2013 o prédio foi reinaugurado com o nome Cine Theatro Brasil Vallourec, devido a Vallourec, que adquiriu o espaço e patrocinou todo o restauro. Segundo a empresa os investimentos totais foram de R$ 53 milhões, sendo 55% provenientes da Lei Rouanet e 45% de recursos próprios. Na reabertura, o Cine Theatro Brasil Vallourec recebeu a exposição Guerra e Paz, obra máxima daquele que foi um dos maiores artistas do Brasil, Cândido Portinari.[6]

Referências

  1. LOBATO, Paulo Henrique (23 de janeiro de 2009). Reforma resgata traços originais do Cine Brasil em BH. Estado de Minas. Página visitada em 23 de março de 2013.
  2. Cine Brasil, em Belo Horizonte, será reinaugurado em setembro de 2013. Jornal Horizonte (18 de outubro de 2012). Página visitada em 23 de março de 2013.
  3. História da região central se confunde com a de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte. Página visitada em 23 de março de 2013.
  4. Cine-Teatro Brasil. Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Página visitada em 23 de março de 2013.
  5. Obra de reforma do prédio do antigo Cine Brasil é fiscalizada pela Regional Belo Horizonte. CREA-MG. Página visitada em 23 de março de 2013.
  6. Cine Brasil, em Belo Horizonte, será reinaugurado em setembro de 2013. G1 (17 de outubro de 2012). Página visitada em 23 de março de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.