Cinefilia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Cinéfilo" redireciona para este artigo. Para o suplemento semanal do jornal O Século, veja O Século (Portugal).

A cinefilia (do grego kíne(ma), «movimento» +phílos, «amigo» +-ia[1]) é o gosto pelo cinema e o interesse demonstrado por tudo aquilo que se relaciona com a sétima arte. Quem se interessa pelo cinema é considerado cinéfilo.

O próprio cinema tem produzido filmes onde a cinefilia é retratada, como em Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. Os realizadores de cinema fazem frequentemente referência a clássicos de cinema ou parodiam sequências de filmes, demonstrando assim que pertencem ao círculo dos cinéfilos.

A cinefilia está muito ligado ao fenómeno dos cineclubes que, por exemplo, em Portugal tiveram um importante papel cultural na divulgação de filmes menos comerciais ou clássicos do cinema que despertam o interesse de quem gosta desta arte.

A cinefilia pode também verificar-se noutros produtos audiovisuais (por exemplo, é frequente, nas telenovelas brasileiras a referência a outros filmes - como, por exemplo, em "A rainha da sucata", onde as sequências e referências a filmes como Gaslight, de George Cukor; Gilda, de Charles Vidor ou Citizen Kane de Orson Welles eram frequentes, ao lado de outras referências a filmes de género, como o filme de terror - vampiros - ou o filme negro).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. cinefilia in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-24 17:17:12]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cinefilia
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.