Papio cynocephalus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cinocephalo)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPapio cynocephalus[1]
Papio cynocephalus02.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Subfamília: Cercopithecinae
Género: Papio
Espécie: P. cynocephalus
Nome binomial
Papio cynocephalus
(Linnaeus, 1766)
Distribuição geográfica
Papio cynocephalus distribution.svg

Papio cynocephalus, ou babuíno-amarelo é uma espécie de babuíno, um Macaco do Velho Mundo.O nome científico, vem do grego, e significa, literalmente, "cabeça de cachorro", devido a forma de sua cabeça e focinho. Possui um corpo esguio, com longos braços e pernas, e pelagem de cor amarela-amarronzada. Lembra Papio ursinus, mas é menor e seu focinho não é tão alongado. A face é sem pelos, e de cor preta, de cor branca, nos lados.T Machos podem ter até 84 cm de comprimento, e as fêmeas, 60 cm. A cauda pode ter quase o mesmo comprimento do corpo. Vivem até os 30 anos de idade.

P. cynocephalus no Parque NacionalAmboseli, Quênia

P. cynocephalus habita savanas e florestas abertas do leste da África, do Quênia e Tanzânia até o Zimbábue e Botswana. É um animal diurno, terrestre e vive em grupos complexos de até 200 indivíduos. É onívoro, se alimentando de frutos principalmente, mas se alimenta de outras partes das plantas, como flores e folhas. Babuínos são oportunistas para se alimentar.

Possuem pelo menos, 10 tipos de vocalizações para se comunicar. Quando viajando em grupo, os machos dominantes ficam na frente, fêmeas e jovens ficam no meio, e os machos subalternos ficam na retaguarda. Por formarem hierarquias, os babuínos apresentam comportamentos interessantes, de forma a evitar confrontos e retaliações. Por exemplo: machos frequentemente são vistos usando infantes como forma de se protegerem de um macho mais agressivo. O macho segura o filhote, de forma que acalma o dominante agressivo.

Babuínos possuem um papel importante na dispersão de sementes.Podem ser predados por leões e leopardos, mas também podem predar animais de pequeno porte.

Existem três subespécies de P. cynocephalus

  • Papio cynocephalus cynocephalus
  • Papio cynocephalus ibeanus
  • Papio cynocephalus kindae

Referências

  1. Groves, C.P.. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. Seção Order Primates. 166 pp. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494.
  2. Kingdon, J., Butynski, T. M. & De Jong, Y. (2008). Papio cynocephalus (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 02 de abril de 2013.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Yellow Baboon
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Papio cynocephalus
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.