Cinque Terre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cinque Terre 

Critérios C (ii) (iv) (v)
Referência 826 en fr es
Países Itália
Coordenadas  Itália
Histórico de inscrição
Inscrição 1997

Nome usado na lista do Património Mundial

Cinque Terre é um acidentado trecho de terra, na Itália, na costa da Riviera Ligure. Fica situado entre Punta Mesco (próximo a Levanto) e o cabo de Montenero (próximo a Portovenere) e compreende as comunas de Monterosso, Vernazza, Riomaggiore com os distritos de Corniglia e Manarola.[1][2][3] Constituem uma das principais atrações turísticas da Riviera Ligure.[1][2][3]

Estas localidades, que junto com Porto Venere e as ilhas de Palmaria, ilha de Tino e Tinetto foram declaradas em 1997 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, são caracterizadas pelo relevo montanhoso próximo ao mar. Típicos desta zona são os terraços devidos à particular técnica agrícola usada para usufruir tanto quanto possível os terrenos com grande inclinação.

O Parque[editar | editar código-fonte]

Em 1999 foi instituído o Parque Nacional de Cinque Terre cujo território se estende da zona de Tramonti, na comuna de la Spezia, à comuna de Monterosso.[1][2][3] O parque tem a particularidade de ser o único na Itália em ambiente trabalhado pelo homem. Um de seus objetivos é, de fato, proteger os terraços e os muros que o contêm.

Próximo à costa foi instituída a Área Marinha Natural Protegida de Cinque Terre, compreendida entre a Punta Mesco e o Cabo de Montenero, classificados como "zona A". A reserva tem o objetivo de proteger flora e fauna que, dada a conformação rochosa da costa, apresentam, já a baixa profundidade, particularidades não comuns no resto do mar Mediterrâneo.[1][2][3]

Acesso e percurso[editar | editar código-fonte]

A estrada do amor.

Dada a localização pouco dotada de infraestrutura de estradas, o acesso mais fácil é por ferrovia. Todas as cinco localidades, dispostas sobre a linha ferroviária Gênova-La Spezia, têm uma estação.

Atração interessante é a estrada do amor (via dell'amore) que com sua história é ligada à ferrovia Gênova–La Spezia. A estrada era usada no início de 1900 para depositar o pó de disparo utilizado na construção da galeria ferroviária entre Riomaggiore e Manarola.

O melhor modo de visitar Cinque Terre é a pé percorrendo o assim chamado "sentido Azzurro" (cerca de cinco horas).

Comunas que constituem Cinque Terre[editar | editar código-fonte]

De oeste a leste:

Outras comunas próximas das Cinque Terre[editar | editar código-fonte]

Vinho[editar | editar código-fonte]

O vinho, produto mais conhecido de Cinque Terre, é representado pelo sciacchetrà e pelo bianco 5 Terre.

Sciacchetrà

Âmbar amarelo, brilhante e denso, com reflexos de topázio intrigantes. Apresenta-se ao nariz como muito intenso, com uma persistência longa e envolvente em que são detectados os aromas distintos de laranja cristalizada, figo seco, damasco seco e avelã. Ele oferece uma estrutura muito complexa ao paladar, com notas doces óbvias apropriadamente equilibradas por um fresco agradável tang e um acabamento duradouro, resultado de uma cuidada selecção de uvas deixadas para secar naturalmente por cerca de dois meses em treliças. A fermentação acontece com maceração parcial sobre as peles, seguida de envelhecimento em aço durante cerca de 16 meses.

Cozinha[editar | editar código-fonte]

Pode-se degustar os pratos típicos da Cozinha ligure, o doce de limão e o melhor pesto genovês.[1][2][3]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Www.lecinqueterre.org/enologia.php

Referências

  1. a b c d e «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. a b c d e «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. a b c d e «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 

Ligações externas[1][editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cinque Terre
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Cinque Terre bianco DOC - Cantina 5 Terre». www.cantinacinqueterre.com. Consultado em 11 de outubro de 2016