Ciríaco de Roma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
São Ciríaco
Mártir e Santo auxiliar
Nascimento século III em ?
Morte 303 d.c em Via Salária, Roma
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Igrejas Orientais
Festa litúrgica 7 de julho (Igreja Ortodoxa) e 8 de agosto (Igreja Católica)
Atribuições Decapitação, Exorcismo
Gloriole.svg Portal dos Santos

Ciríaco de Roma é um mártir cristão perseguido e morto por ordem de Diocleciano, sendo um dos vinte e sete santos católicos a usarem este nome. É um dos Catorze santos auxiliares. São Ciríaco é venerado pela Cristandade e seu dia consagrado é 8 de agosto. São profundos os estudos sobre sua vida e seu ministério.

Vida[editar | editar código-fonte]

De acordo com a tradição cristã, Ciríaco era um nobre romano que após se converter ao Cristianismo decidiu doar todos os seus bens materiais aos pobres e passou a evangelizar os escravos que trabalhavam na construção das Termas de Diocleciano. Sob o governo de Maximiano, Ciríaco foi perseguido e decapitado na Via Salária no ano de 303.

Ciríaco também exorcizou Atermia, filha de Diocleciano fato que resultou na conversão dela e de sua mãe, Serena. Outra menina a ser exorcizada por Ciríaco foi Jobias, filha de Sapor I fato que resultou na conversão de toada a família real persa.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ciríaco de Roma