Circo Tihany

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tihany Spetacular Circus foi fundado por Franz Czeisler (28 de junho de 1917) no dia 21 de abril de 1954 na cidade de Jacareí, interior de São Paulo, Brasil. A origem do nome vem de sua cidade natal Tihany localizada na Hungria, no início chamado de Circo Mágico Tihany.

Antes de vir para o Brasil como imigrante em 1952, Franz já trabalhava nos palcos da Hungria, Romênia e Tchecoslováquia, como ator, bailarino e, por último, mágico. Foi condecorado como Primeiro Membro honorário do Colégio Nacional de Artes Circenses e Cênicas (Conacie).

É considerado o maior circo da América Latina e um dos melhores do mundo. Frequentemente, Tihany visita o Brasil, México, Argentina, e Estados Unidos. O circo conta nas propagandas que veio de Las Vegas, mas ele nunca entrou no estado de Nevada.

A mudança para os Estados Unidos veio pela necessidade de expansão: após uma rápida passagem pela Flórida, o circo fixou-se em Las Vegas, onde Czeisler, de 96 anos, vive até hoje. O auge veio nos anos 80, quando a lona do Tihany abrigava shows lotados para uma plateia de 4 mil pessoas. O imigrante húngaro aproveitou para crescer economicamente: agregou outros negócios, incluindo participações em vários shopping centers.