Circo romano de Mérida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Conjunto arqueológico de Mérida *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Merida circus.jpg
Vista do Circo Romano de Mérida
País Espanha
Critérios iii, iv
Referência 664
Coordenadas Europa
Histórico de inscrição
Inscrição 1993  (17ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

O circo romano de Mérida (Mérida, [Espanha)]], Espanha) é o circo romano que foi construído na colónia romana de Emerita Augusta, fundada a 25 a.C. por Augusto (r. 27 a.C.-14 d.C.), para os soldados licenciados do exército romano de duas legiões veteranas das Guerras Cantábricas: Legio V Alaudae e Legio X Gemina. A cidade foi capital da província romana da Lusitânia. O termo emeritus significada em latim "retirado" e referia-se, neste caso, aos soldados distinguidos com honra.

O circo é parte integrante do Conjunto Arqueológico de Mérida, um dos principais e mais extensos conjuntos arqueológicos de Espanha. Foi declarado Património Mundial em 1993 pela UNESCO

A sua construção teve início nos primórdios do século I d.C. (ano 20) durante a época de Tibério e era o maior dos edifícios de espectáculos da cidade, juntamente com o anfiteatro.

Na lápide comemorativa da restauração do Circo de Mérida (337-340 d.C.) surgem mencionados os imperadores Constâncio, Constantino II e Constante I, filhos de Constantino I:

Neste tão florescente e bem-aventurado século, [...] da época dos nossos senhores imperadores Flávio Cláudio Constantino, piu, feliz e máximo vencedor, Flávio Júlio Constâncio e Constante I, vencedores e augustos sempre poderosíssimos, Tibério Flávio Leto, ilustríssimo varão [...], ordenou que o circo, destruído pelo tempo, fosse reconstruído com novas colunas, rodeado com água e, assim, continuando Júlio Saturnino, perfeitíssimo varão e governador da província de Lusitânia, o seu aspecto devidamente reconstruído proporcionou à ilustre Colónia dos emiretenses [...]




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Circo romano de Mérida