Circuito (economia urbana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

"Circuito" empregada aqui, segundo o enfoque da Geografia postulado pelo Professor Milton Santos em livros como O Espaço Dividido, é relacionada à ideia de divisão do trabalho, de um lado uma grande parte da população que depende de salários baixos e do outro, uma minoria com altos salários criando um considerável lapso na sociedade urbana entre os que possuem acesso aos bens e serviços e os demais, que mesmo apresentando as mesmas necessidades não possuem acesso originando ao mesmo tempo, diferenças qualitativas e quantitativas de consumo [1] .

Circuito superior: Relacionado diretamente à alta tecnologia. O circuito superior é formado por atividades ligadas ao setor terciário de serviços: bancos, comércio e indústria de exportações, comércio atacadista e transporte, serviços modernos.

Circuito inferior: Composto por atividades e serviços não modernos, geralmente abastecidos pelo nível de venda e varejo e pelo comércio em pequena escala, utilizando para essa finalidade, o trabalho intensivo em lugar da tecnologia.

Referências

  1. SANTOS, Milton." Os Dois Circuitos da Economia Urbana e suas Implicações Espaciais" - EDUSP, São Paulo, 2008. Páginas 93-116