Cisne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCisne
Cisne no Centro de Espécies de Aves e Pântanos de Slimbridge, em Gloucestershire, na Inglaterra

Cisne no Centro de Espécies de Aves e Pântanos de Slimbridge, em Gloucestershire, na Inglaterra
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Subfamília: Anserinae
Género: Cygnus
Bechstein, 1803
Espécies
ver texto

Os cisnes são aves aquáticas da subfamília Anserinae, que inclui também os gansos. No seu conjunto, formam o género Cygnus, sendo caracterizados pelo longo pescoço e por patas curtas. A sua distribuição geográfica é diversificada, sendo os cisnes do hemisfério norte brancos, enquanto que os do hemisfério sul apresentam plumagem por vezes colorida. Os cisnes formam casais monogâmicos e constroem ninhos onde chocam entre 3 a 8 ovos. Se a nidificação falha, é comum os membros do casal de cisne procurarem outro parceiro, que as vezes pode ser do mesmo sexo e tomando o ninho das das próprias fêmeas e assim continuando a cuidar do ovo.

No Reino Unido, todos os cisnes são de propriedade da rainha Elizabeth II, e se você machucar uma dessas aves será processado pela rainha em pessoa. Essa regra remonta ao século 12, onde os cisnes eram contados e examinados e foi onde a coroa reivindicou a propriedade dos cisnes para garantir o fornecimento de aves para banquetes.[1] [2]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Cisne" é oriundo do grego kyknos, através do latim cycnu, do latim vulgar cicinu, do francês antigo cisne e do francês moderno cygne[3] .

Espécies[editar | editar código-fonte]

Cisnes na Cultura[editar | editar código-fonte]

Cisnes na Heráldica[editar | editar código-fonte]

O cisne é uma carga comum na heráldica, ás vezes com uma coroa em torno do seu pescoço. O cisne-negro é associado com o estado australiano da Austrália Ocidental.

Referências

  1. Rainha da Inglaterra participa de tradicional contagem de cisnes.
  2. FAQ's The Swan Sanctuary (em inglês)
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.413
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.