Cisne-trombeteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


Como ler uma caixa taxonómicaCisne-trombeteiro
Trumpeter Swan .jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Cygnus
Espécie: C. buccinator
Nome binomial
Cygnus buccinator
(Richardson, 1832)

O cisne-trombeteiro (Cygnus buccinator) é uma ave da ordem Anseriformes, família Anatidae.

Características[editar | editar código-fonte]

O cisne-trombeteiro é a maior ave natural da América do Norte, com os machos medindo entre 145 a 163 centímetros de comprimento e pesando 11,8 kg (excepcionalmente atingindo cerca de 183 cm e pesando 17 kg), e as fêmeas entre 139 e 150 centímetros e pesando cerca de 10 kg. A envergadura, nos machos, pode chegar próximo dos 3 metros de comprimento.

A plumagem é uniformemente branca, o bico é negro marcado por uma coloração rosada na linha da boca, e as patas são curtas e pretas. Os juvenis são acinzentados e sua plumagem torna-se branca após um ano.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A dieta consiste basicamente por plantas aquáticas. Durante o inverno, podem alimentar-se de grãos e pasto. Os juvenis alimentam-se de insetos e pequenos crustáceos, alterando sua dieta para a herbivoria nos primeiros meses de vida.

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.