Cisto tireoglosso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cisto tireoglosso
Cisto tireoglosso
Classificação e recursos externos
CID-10 Q89.2
CID-9 759.2
OMIM 188455
DiseasesDB 13070
eMedicine ent/283
MeSH D013955
Star of life caution.svg Aviso médico

O cisto tireoglosso é uma patologia congênita que ocorre por falha no fechamento do ducto tireoglosso e produçao de muco pelas células da sua mucosa.

A tireóide se desenvolve na base do "V" lingual, migrando anteriormente, passando por dentro do osso hióide, até se localizar anteriormente à traquéia. Os remanescentes do ducto tireoglosso mantêm íntima relação com o corpo do osso hióide, ficando em geral ligeiramente abaixo deste ou, raramente, na base da língua. Os cistos podem sofrer infecção e formarem abscessos, com conseqüente drenagem espontânea ou cirúrgica, resultando na formação de uma fístula. Esta pode apresentar episódios de fechamento e recidiva, com drenagem de líquido que varia de mucinoso a purulento.

Embriologia[editar | editar código-fonte]

O trato tireoglosso surge a partir do forame cego lingual na junção dos dois-terços anteriores com o terço posterior da língua. Qualquer parte do trato pode persistir após a embriogênese, resultando em um seio, fístula ou cisto. A maioria das fístulas são adquiridas após a ruptura ou incisão de um cisto tireoglosso infectado.

Sinais e sintomas[editar | editar código-fonte]

Aparecimento de nódulo cervical anterior em linha média, mais comumente abaixo do osso hióide, que pode aumentar de tamanho com a protrusão da língua. São arredondados, não-dolorosos. Orifício fistuloso na linha mediana cervical. Tumoração cística na linha média do pescoço.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

A ultrassonografia cervical faz facilmente o diagnóstico, observando-se cisto simples ou com sinais inflamatórios (dependendo do quadro clínico) na linha mediana da região anterior.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

O tratamento consiste na excisão da fístula ou do cisto conjuntamente com o corpo do osso hióide, conhecida como técnica de Sistrunk.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.