Citocinese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Célula perto de completar a sua citocinese. A seta assinala o centrossoma que ainda está visível.

Citocinese (do grego cyto - "célula" e kinesis - "movimento") é o processo no qual o citoplasma de uma célula eucariota se divide para formar duas células filhas. Consiste, portanto, na divisão do citoplasma. Normalmente, começa durante as últimas fases da mitose, ou meiose, dividindo uma célula binucleada em duas, para garantir que o número de cromossomas se mantém duma geração para a outra. Nas células animais, uma excepção ao processo normal da citocinese é a ovogênese, (criação de um óvulo no folículo ovárico), em que a citocinese não ocorre no centro da célula, mas numa zona mais excêntrica, dando origem a uma célula com quase todo o citoplasma, que é o óvulo, e outra muito pequena, chamada corpúsculo polar, que degenera.

Nas células das plantas, forma-se uma estrutura chamada fragmoplasto que dá origem pouco depois à placa celular divisória no centro da célula, a partir da qual se forma a parede celular definitiva entre as células filhas. A rigor, a citocinese normalmente se inicia já no final da metáfase, momento em que se pode perceber o início de um estrangulamento na região central da célula que está terminando sua divisão. Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.

A secreção de proteínas, feita pela organela Complexo de Golgi, interferem de maneira específica e essencial na citocinese vegetal.[1]

A citoquinesia é muito diferente do processo procariótico de fissão binária.

Citocinese animal (e de alguns protistas)[editar | editar código-fonte]

Na célula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos - actina e miosina (proteínas existentes nas células musculares) -, que se contraem, puxando a membrana para dentro. Assim, é causado um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separem as duas células-filhas.

Referências

  1. Reichardt, Ilka; Stierhof, York-Dieter; Mayer, Ulrike; Richter, Sandra; Schwarz, Heinz; Schumacher, Karin; Jürgens, Gerd (4 de dezembro de 2007). «Plant cytokinesis requires de novo secretory trafficking but not endocytosis». Current biology: CB (23): 2047–2053. ISSN 0960-9822. PMID 17997308. doi:10.1016/j.cub.2007.10.040. Consultado em 13 de outubro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.