Citrato sintase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Citrato sintase
Centro catalítico da enzima citrato sintase.
Indicadores
Símbolo CS
HUGO 2422
Entrez 1431
OMIM 118950
UniProt O75390
Outros dados
Número EC 2.3.3.1
Locus Cr. 12 p11-qter

A enzima citrato sintase (E.C 2.3.3.1 [antigamente 4.1.3.7]) é uma enzima transferase, e controla o primeiro passo do ciclo de Krebs, também conhecido como "ciclo do ácido cítrico".

A citrato sintase está localizada no interior das células, mais especificamente na matriz mitocondrial, mas é codificada pelo DNA nuclear ao invés do mitocondrial. É sintetizada utilizando-se dos ribossomos do citoplasma, e então transportada para a matriz mitocondrial. É comumente utilizada como marcador quantitativo de enzima pela presença intacta da mitocôndria.

A enzima cataliza a reação de condensação de um resíduo de acetato contendo 2 carbonos de uma acetil coenzima A com uma molécula de oxaloacetato contendo quatro carbonos para formar um citrato de seis carbonos. O oxaloacetado será regenerado após completada uma série do ciclo de Krebs.

Acetil-CoA + Oxaloacetato + H2O Citrato sintase Citrato + CoA-SH
Acetyl-CoA.svg Oxalacetat.svg Water-2D-rotated.png Biochem reaction arrow forward NNNN horiz med.png Citrate-2D-skeletal.png Coenzym A.svg


Inibição[editar | editar código-fonte]

A enzima é inibida pela alta concentração de ATP:ADP, Acetil-CoA:CoA e NADH:NAD, o que demonstra que há um alto suprimento de energia para a célula. A citrato sintase também é inibida pela succinil-CoA e pelo citrato, exemplos de inibição de produtos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • K. C. Usher, S. J. Remington, D. P. Martin, D. G. Drueckhammer. A very short hydrogen bond provides only moderate stabilization of an enzyme-inhibitor complex of citrate synthase.: Biochemistry. [S.l.: s.n.], 1994. 7753-7759 pp. vol. 33.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.