Clássico Chapín

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clássico Chapín
Informações gerais
Municipal 89 vitória(s), 304 gol(s)
Comunicaciones 83 vitória(s), 303 gol(s)
Total de jogos 172
Total de gols 607
editar

Clássico Chapín (ou El juego de juegos) é o nome popularmente dado ao maior clássico do futebol da Guatemala, que envolve o Municipal e o Comunicaciones, ambas equipes da Cidade da Guatemala, capital do país, que se confrontam desde 14 de janeiro de 1951, quando o Comunicaciones bateu o Municipal por 2 a 1.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira partida entre Comunicaciones e Municipal foi realizada em 14 de janeiro de 1951, e Los Cremas bateram Los Rojos pelo placar de 2 a 1.

A partir desta data, os clubes passariam a se enfrentar em várias competições desde o Campeonato Guatemalteco até a Copa Nacional. Somando as presenças de Comunicaciones e Municipal nos citados torneios e também em partidas internacionais, a vantagem é favorável a Los Rojos - time ligado à classe trabalhadora - , que venceram 89 partidas, ante 83 triunfos de Los Cremas - ligado às camadas mais abastadas;[1] O Municipal também leva vantagem no número de gols marcados: 304 contra 303 do rival. Juan Carlos Plata, ídolo de Los Rojos, é o artilheiro máximo do clássico, com 39 tentos assinalados.

As duas equipes dominam amplamente a Liga Nacional de Guatemala, conquistando a maioria dos títulos disputados. No quesito títulos, mais uma vez a vantagem é do Municipal: 28 títulos, contra 24 do Comunicaciones.

Tragédia no Clássico[editar | editar código-fonte]

Uma tragédia marcou a partida de número 211 entre Comunicaciones e Municipal, em 29 de janeiro de 2004. Numa dividida, o goleiro de Los Rojos, Danny Ortiz, se chocou violentamente com o atacante Mario Loco Rodríguez. Levado ao hospital com hemorragia interna, morreu duas horas depois, por problemas cardíacos.

O choque entre Ortiz e Rodríguez aconteceu exatamente na frente de Selvyn Ponciano, na época atleta do Municipal.

Referências

  1. «Comunicaciones x Municipal: Paixão centro-americana». Fifa.com. Consultado em 8 de dezembro de 2011 [ligação inativa]
Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.