Cláusula himalaia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cláusula himalaia (ou Himalaya clause) é uma cláusula contratual que beneficia terceiros que não são parte do contrato no qual está inclusa. É típica de contratos de navegação.

A cláusula surgiu devido à decisão do caso Adler v Dickson (The Himalaya) [1954] 2 Lloyd's Rep 267, [1955] 1 QB 158 na ‘’English Court of Appeal’’. Uma passageira do S.S. Himalaya se machucou quando uma escotilha caiu sobre ela. Como a passagem tinha um aviso sobre a isenção de responsabilidade da transportadora, a passageira processou o capitão do navio e o marujo responsável pela operação do equipamento.[1] Embora ironicamente este não tenha sido o caso, tendo em vista que a corte entendeu que não havia observação expressa ou implícita na passagem, foi reconhecido que no transporte de passageiros ou carga a lei inglesa permitia que a transportadora contratasse não apenas em seu nome, mas também em nome dos seus empregados envolvidos na prestação do serviço de transporte (que no caso estariam igualmente isentos de responsabilidade).

Referências

  1. Adler v Dickson [1954] 2 LLR 267, [1955] 1 QB 158 [1]


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.