Clã Itakura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Itakura Katsukiyo, um famoso membro do clã no século XIX

O clã Itakura (板倉氏, Itakura-shi?) foi um clã do Japão que se tornou proeminente durante o Período Sengoku.[1] A família reclamava descendência de Shibukawa Yoshiaki, filho de Ashikaga Yasuuji, um parente dos xoguns Ashikaga. Ao longo do tempo, o clã originou diversos ramos de daimyo, controlando os domínios de Bitchū-Matsuyama, Niwase, Fukushima e Annaka.

Um dos descendentes de Yoshiaki foi até a província de Mikawa e passou a servir ao clã Matsudaira; os Itakura subsequentemente se tornaram fudai. Os Itakura serviram aos Matsudaira durante a sua ascensão ao poder no século XVI, e se tornaram oficiais do novo xogunato Tokugawa.

No Período Edo, os Itakura foram um dos fudai daimyō (internos), vassalos hereditários ou aliados do clã Tokugawa,[2] em contraste com os tozama ou clãs de fora.

Genealogia do clã Itakura[editar | editar código-fonte]

O clã fudai Itakura surgiu no século XVII em Mikawa.[2] Descenderiam dos Seiwa-Genji através do ramo Shibukawa da Família Imperial.[3]

Membros notáveis do clã[editar | editar código-fonte]

Itakura Katsukiyo, o famoso oficial do xogunato, foi um membro proeminente do clã no século XIX. Outro foi Itakura Shigemasa, o primeiro líder das forças xogunais na Rebelião de Shimabara; Shigemasa foi morto em ação.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d Meyer, Eva-Maria. "Gouverneure von Kyôto in der Edo-Zeit." Universität Tübingen (in German).
  2. a b c d e f Appert, Georges. (1888). Ancien Japon, p. 68.
  3. a b c d e Papinot, Jacques. (2003). Nobiliare du Japon -- Itakura, pp. 16-17; Papinot, Jacques Edmond Joseph. (1906). Dictionnaire d’histoire et de géographie du Japon. (in French/German).
  4. Papinot, p. 16.
  5. "Nobility, Peerage and Ranks in Ancient and Meiji-Japan," p. 14.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]