Clã Sakakibara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mon do Clã Sakakibara

O Clã Sakakibara ( 榊 原 氏 , Sakakibara-shi?) foi um ramo do Clã Minamoto no Período Edo da História do Japão [1] .

No Período Edo, os Sakakibara eram identificados como fudai, ou seja, daimyos próximos ao governo, clãs que eram vassalos hereditários ou aliados do Clã Tokugawa, em contraste com os tozama ou clãs forasteiros [1] . Os Sakakibara pertencia ao Sekkan-ke, as quatro famílias que tinham o privilégio de fornecer um Sesshō (regente) durante a menoridade de um Shogun [2] .

História e Ramos do Clã Sakakibara[editar | editar código-fonte]

O Clã Sakakibara se originou no Século XVI. Sua elevação a fudai data de 1586 [1] . A família descendente de Nikki Sadanaga do ramo Seiwa Genji do clã Minamoto. O primeiro a levar o nome Sakakibara era filho de Sadanaga, Sakakibara Toshinaga que residia em Sakakibara na Província de Ise [3] .

Sakakibara Yasumasa (1548-1606) era um aliado de Tokugawa Ieyasu, no período Sengoku. Após a batalha de Sekigahara, recebeu uma homenagem especial, e o nome pelo qual é conhecido hoje remonta a esse tempo. Foi-lhe concedido o direito de usar um dos caracteres do nome de Ieyasu -. Yasumasa [4] . Junto com Sakai Tadatsugu, Ii Naomasa e Honda Tadakatsu, eram conhecido como os "quatro reis celestiais dos Tokugawa" (Tokygawa shi-tennō) . O apelido correspondia aos quatro homens que eram famosos por seu apoio e lealdade para com o clã Tokugawa [5] . A Yasumasa foi concedido o Domínio de Tatebayashi (com renda de 100.000 koku) na Província de Kōzuke[3] . Os filhos de Yasumasa lutaria com os Tokugawa no cerco de Osaka.

Os Sakakibara foram transferidos várias vezes pelo shogunato. Em 1643, Sakakibara Tadatsugu e seu ramo foram transferidos para o Domínio de Shirakawa (140.000 koku) na província de Mutsu .[6] .

Em 1649, os Sakakibara foram transferido para o Domínio de Himeji na província de Harima[3] . Na última jogada do shogunato, o clã foi estabelecida em 1741 no Domínio de Takada (150.000 koku) [3] na província de Echigo [7] Takada tornou-se um centro de poder Tokugawa durante a Guerra Boshin;. E depois, tornou-se um centro de detenção para samurais derrotados do Domínio de Aizu.

Na era Meiji, o líder dos Sakakibara recebeu o título de Shishaku ( 子爵 ,Visconde) do sistema kazoku de nobreza [3] .

Membros famosos do Clã[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Georges Alpert Ancien Japon Imprimerie Kokubunsha, 1888 p. 77.
  2. Johannes Justus Rein "Japan: Travels and Researches Undertaken at the Cost of the Prussian Government" p. 322 Hodder and Stoughton, 1884
  3. a b c d e Jacques Papinot (2003) -- Sakakibara em Nobiliare du Japon (em francês), p. 55
  4. Herbert Plutschow "Japan's Name Culture: The Significance of Names in a Religious, Political and Social Context (em inglês) London: Routledge 1995. p.53 ISBN 9781873410424
  5. Nussbaum, Louis Frédéric et al. (2005)."Sakakibara Yasumasa" in Japan Encyclopedia, (em inglês) p. 811.
  6. Iwao, Seiichi. (2002). "Shirakawa-han" in Dictionnaire historique du Japon, Vol. II. (em francês)p. 2477. Maison franco-japonaise (Tokyo).
  7. Nussbaum, Louis Frédéric et al. (2005)"Takada" in Japan Encyclopedia, (em inglês) p. 931
Ícone de esboço Este artigo sobre um clã do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.