Cléofas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Cléofas
Mártir
Nascimento Século I em ?
Morte Século I em ?
Veneração por Igreja Católica; Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 25 de setembro
Gloriole.svg Portal dos Santos

Cléofas ou Cléopas é uma das figuras do antigo Cristianismo, um dos dois discípulos que Jesus encontrou na estrada para Emaús[1] . Ele é também um dos Setenta Discípulos.

Narrativa bíblica[editar | editar código-fonte]

Cléofas aparece em Lucas 24:13-27 como um dos dois discípulos que viajavam de Jerusalém até Emaús. Ele é chamado pelo nome no versículo 18 enquanto que o nome de seu companheiro não ficou registrado[2] .

O evento ocorre três dias após a crucificação, no dia da ressurreição de Jesus. Os dois haviam ouvido que a sepultura de Jesus fora encontrada vazia na manhã daquele dia. Eles estavam discutindo os eventos dos últimos dias quando um estranho lhes pergunta sobre o que conversavam. «Os olhos deles não o puderam reconhecer» (Lucas 24:16). O estranho os admoesta por sua falta de fé e explicou-lhes as profecias sobre o Messias que se encontram nas Escrituras. Os dois então convidam o estranho para se juntarem a eles para jantar, pois já era tarde. Quando o estranho parte o pão, «se lhes abriram os olhos» (Lucas 24:31) e eles o reconheceram como Jesus ressuscitado, que imediatamente desaparece.

Cléofas e seu amigo correm de volta para Jerusalém para dar as boas novas aos outros discípulos e ficam sabendo que Jesus também já tinha aparecido para um deles. O mesmo evento é mencionado em Marcos 16:12-13.

Tradições[editar | editar código-fonte]

Cléofas não é mais mencionado no Novo Testamento, mas ele tem sido tradicionalmente identificado como sendo o "Cléopas" mencionado em João 19:25, um personagem diferente[3] .

Ele é lembrado no dia 25 de setembro no Martirológio Romano.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.