Cladocera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCladocera
Daphnia pulex

Daphnia pulex
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Branchiopoda
Subclasse: Phyllopoda
Ordem: Cladocera
Latreille, 1829
Subordens

Cladocera é uma ordem de pequenos crustáceos, em geral designados pelo nome comum de pulgas-de-água, que compreende cerca de 620 espécies descritas, mas considerada como tendo ainda muitas espécies não descritas. O membros desta ordem são cosmopolitas e ubíquos em habitat de água doce, mas raros nos oceanos. A maioria são de tamanho diminuto, com 0,2 a 6,0 mm de comprimento, com a cabeça voltada para a parte ventral e uma carapaça a recobrir o tórax e o abdomen, os quais são aparentemente não segmentados. A cabeça ostenta um único olho composto implantado na sua parte mediana. A maior parte das espécie apresenta partenogénese cíclica, com a reprodução assexual a ser ocasionalmente suplementada por reprodução sexual, a qual produz ovos que permitem à espécie sobreviver em habitats com períodos desfavoráveis e dispersar para habitats distantes.[1] .

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Notas

  1. Ellen Decaestecker, Luc De Meester & Joachim Mergaey. In: Isa Schön, Koen Martens & Peter van Dijk. Lost Sex: The Evolutionary Biology of Parthenogenesis. [S.l.]: Springer, 2009. 295–316 pp. ISBN 9789048127696

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cladocera
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cladocera
  • Waterflea.org – a community resource for cladoceran biology
  • Cladocera – Guide to the Marine Zooplankton of South Eastern Australia~