Clannad (visual novel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Clannad (anime))
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Clannad
クラナド
(Kuranado)
Gênero Drama, Fantasia, Romance
Jogo
Desenvolvedor Key
Distribuidor Visual Art's (PC)
Interchannel (PS2)
Prototype (PSP/Xbox 360/SoftBank 3G/FOMA/PS3)
Gênero Visual novel
Censura EOCS:todas as idades(PC)
CERO: C (PS2, PSP, Xbox 360, PS3)
Plataforma PC, PS2, PSP, Xbox 360, SoftBank 3G, FOMA, PS3
Lançamento 28 de abril de 2004 (PC, limited ed.)
6 de agosto de 2004 (PC, regular ed.)
23 de fevereiro de 2006 (PS2)
16 de janeiro de 2008 (SoftBank 3G/FOMA)
29 de fevereiro de 2008 (PC full voice)
29 de maio de 2008 (PSP)
28 de agosto de 2008 (Xbox 360)
Light Novel
Official Another Story Clannad: On the Hillside Path that Light Watches Over
Autor Jun Maeda,
Yūichi Suzumoto,
Kai,
Tōya Okano
Ilustrador GotoP
Editora JapãoASCII Media Works
Data de publicação 30 de julho de 200430 de agosto de 2005
Volumes 1
Mangá
Clannad Official Comic
Autor Key (story), Juri Misaki (art)
Editora(s) JapãoComic Rush
Revista Jive
Data de publicação 7 de maio de 2005 – Abril de 2009
Volumes 8
Mangá
Official Another Story Clannad: On the Hillside Path that Light Watches Over
Autor Key (story), Rino Fujii (art)
Editora(s) Japão Comi Digi +
Revista Flex Comix
Data de publicação 21 de junho de 2007 – 28 de agosto de 2008
Volumes 2
Mangá
Autor Key (story), Shaa (art)
Editora(s) JapãoASCII Media Works
Revista Dengeki G's Magazine
Dangeki G's Festival! Comic
Data de publicação 30 de junho de 2007 – em publicação
Volumes 2
Mangá
Clannad: Tomoyo Dearest
Autor Key Fujimi Shobo (story), Yukiko Sumiyoshi (art)
Editora(s) Japão Kadokawa Shoten
Revista Dragon Age Pure
Data de publicação 20 de fevereiro de 2008 – 20 de agosto de 2008
Volumes 1
Filme
Lançamento 15 de setembro de 2007
Cor Colorido
Diretor Osamu Dezaki
Estúdio Toei Animation
Gênero Drama, Fantasia, Romance
Anime
Clannad
Direção Tatsuya Ishihara
Estúdio Kyoto Animation
Exibição original 4 de outubro de 2007 – 27 de março de 2008
Emissoras de TV Japão TBS, MBS, CBC, BS-i
Filipinas TV5
Nº de episódios 23 (22+1 especial)
OVA
Another World: Tomoyo Chapter
Direção Tatsuya Ishihara
Estúdio Kyoto Animation
Lançamento 16 de julho de 2008
Nº de episódios 1
Duração 24 min.
Anime
Clannad After History
Direção Tatsuya Ishihara
Estúdio Kyoto Animation
Exibição original 3 de outubro de 2008 – 26 de março de 2009
Emissoras de TV Japão TBS, MBS, CBC, BS-i
Nº de episódios 24
OVA
Another World: Kyou Chapter
Direção Tatsuya Ishihara
Estúdio Kyoto Animation
Lançamento 1 de julho de[2009
Nº de episódios 1
Duração 24 min.
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Clannad (クラナド, Kuranado?) é uma visual novel japonesa criada pela companhia de Software Key, que produziu obras de sucesso como Kanon e Air. Key lançou uma versão limitada para PC em 28 de abril de 2004, e a versão regular menos de 4 meses depois em 8 de agosto de 2004. O visual novel foi mais tarde lançado para PlayStation 2, PSP, Xbox 360 e PlayStation 3. A jogabilidade de Clannad segue um enredo não linear que oferece cenários pré-determinados e momentos de interação,que influenciam sobre curso das cinco principais personagens femininas.

Embora ambos os trabalhos anteriores da Key (Kanon e Air) tenham sido liberados primeiramente como jogos adultos e em seguida, censurados para o mercado como a maioria dos jogos bishōjo, Clannad foi liberado para todas as idades e não continha nenhum "conteúdo de risco" ou qualquer tipo de fan service, isso gerou uma certa decepção entre os fans das obras adultas da Key. Em reação a essa decepção, uma sequência adulta do jogo chamada Tomoyo After: It's a Wonderful Life foi lançada em 25 de novembro de 2005. Essa sequência é uma continuação da rota da Tomoyo Sakagami, uma das heroínas de Clannad.

Clannad fez várias transições para outras mídias. Houve quatro séries de mangá:a primeira publicada na revista japonesa Comic Rush, a segunda publicada na Comi Digi +, a terceira publicada na revista Dengeki G's e Dengeki G's Festival! Comic, e a quarta na Dragon Age Pure. Um filme produzido pelo estúdio de animação Toei Animation foi lançado em 15 de setembro de 2007,seguido por duas séries de anime, incluindo dois OVA's,produzidos pela Kyoto Animation, que também produziu os títulos anteriores da Key,Air e Kanon. Finalmente, existem dois conjuntos de drama CDs, totalizando nove no total.

A visual novel e as adaptações, incluindo as séries animadas e o filme tiveram boas vendas no Japão. No ranking nacional de jogos bishōjo em quantidade vendida no Japão, a edição limitada de Clannad para PC ficou em primeiro lugar duas vezes desde seu lançamento, e do 3ºlugar a versão para PC caiu para 40º e depois para o 56º lugar. Dos oito DVDs liberados para a primeira temporada da série Clannad, seis ficaram em primeiro lugar durante a primeira semana de vendas de DVDs de anime no Japão. Dos oito DVDs liberados para Clannad After Story, sete ficaram em primeiro lugar durante sua primeira semana de vendas. A edição especial do filme em DVD ficou classificado em terceiro lugar, durante sua primeira semana de vendas.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O Visual novel Clannad é dividido em dois segmentos, ou arcos de história, que servem de diferentes fases para história global:

"School Life": O protagonista, Tomoya Okazaki, está no último ano do ensino médio e interage com todos os personagens do jogo, embora o foco seja mantido nas cinco heroínas da história. No meio desse arco, como em qualquer visual novel, dependendo das escolhas feitas pelo jogador durante os "pontos decisão", a segunda metade da fase direciona-se para uma determinada rota que está relacionada a uma das heroínas do jogo.

"After History": Esse arco é a extensão de uma das cinco rotas da fase "School life" e uma continuação da rota da Nagisa (heroína principal). Ele se passa após os acontecimentos de School life, mostrando a vida de Tomoya e Nagisa como um casal e se estende pelos próximos dez anos. Os personagens do arco School Life estão presentes, mas com importância menor em relação ao seu papel no arco anterior.

No início do jogo apenas o "School Life" está disponível para jogar, mas uma vez que o jogador tenha completado os cenários disponíveis nesse arco, o "After Story" é desbloqueado.Para isso, é necessário coletar oito luzes, ou esferas, que podem ser obtidas quando a rota de uma das personagens é concluída. Nesse momento, uma das luzes desaparece ainda em School life, porém ela irá reaparecer em After Story. Para visualizar o verdadeiro fim de Clannad, todas as treze luzes devem ser obtidas. Originalmente, as luzes são destinadas a serem itens que o jogador pode usar no jogo, desde que isso aumenta a dificuldade do jogo e deprecia a história, a função das luzes é alterada para ser mais simples e menos invasiva. O jogo requer pouca interação do jogador, já que a maior parte da duração dele é gasto lendo o texto que aparece na tela do jogo, o qual representa diálogos entre personagens e pensamentos íntimos do protagonista. Um importante aspecto de Clannad são os "pontos de decisão", que aparecem em determinados momentos e dão ao jogador a chance de escolher entre um número limitado de opções. O período de tempo entre um e outro desses pontos de decisão é variável, pode ocorrer em qualquer lugar em um intervalo indeterminado. O jogo pausa nesses momentos e dependendo da escolha do jogador faz, o enredo se direciona para uma rota específica. Existem cinco rotas principais que o jogador terá a oportunidade de experimentar, uma para cada heroína da história, sendo que há treze finais possíveis. Cada rota pode ser adquirida através de vários replays. Como foi relatado por Yûto Tonokawa, Clannad é a segunda obra mais longa da Key, com  62830 linhas de texto, perdendo apenas para o jogo Little Busters! Ecstasy que tem cerca de 66.000. Embora ambos os trabalhos anteriores da Key, Kanon e Air, tenham sido lançados pela primeira vez como jogos adultos e posteriormente em uma versão para um mercado jovem, Clannad foi diretamente lançado para todas as idades e não contém "situações de risco" ou quase nenhum outro tipo de Fan Service.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Temas e estrutura[editar | editar código-fonte]

Boa parte da primeira metade da história se desenvolve em uma escola no Japão, a qual é a melhor da cidade. Entre os lugares visitados fora da escola estão a padaria dos pais da Nagisa, e os dormitórios onde vive Youhei Sunohara. Ao longo da história, flashs de um mundo ilusório são mostrados. Este mundo se mostra desprovido de vida, exceto por uma jovem, a qual o jogador pode interagir com ela. A metade restante da história também se passa na mesma cidade, após a conclusão do primeiro semestre. Há temas recorrentes que aparecem ao longo da história, porém o principal é o valor de ter uma família, como o próprio título da série se autoexplica, uma vez que o principal escritor dela, Jun Maeda, entende que Clannad significa "família" ou "clã" em irlandês. Entretanto o nome é uma mistura de Clann com Dobhar, criado pela banda Clannad, que significa "a família de Dore". Dos seis personagens principais, Tomoya, Nagisa e Kotomi não têm irmãos, apesar do fato de seus parentes terem grande importância em suas histórias. A história de Nagisa foi escrita para incorporar o que Maeda descreve como uma "família perfeita", com foco na consciência mental. Na história de Nagisa, regularmente são feitas citações sobre a "Grande Família Dango" (だ ん ご 大 家族 Dango Daikazoku?), o mascote de um grupo infantil fictício que Nagisa gosta. Os personagens Tomoya e Nagisa foram escritos em um estilo que exemplifica o crescimento "para a vida adulta" até o final da história. As histórias de Fuko e Kyou têm suas irmãs fazendo parte integral e a história de Tomoyo é influenciada por sua família inteira. A influência irlandesa continua na abertura do jogo,"Mag Mell", que significa aproximadamente "planície da alegria", e está relacionada com a mitologia irlandesa.Um CD de músicas curtas intitulado Mabinogi contem versões remixadas de músicas do jogo, o qual foi distribuído no lançamento do jogo original. Era de histórias em prosa a partir de manuscritos medievais galeses,o galês é uma língua celta,como o irlandês.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

O jogador assume o papel de Tomoya Okazaki,o protagonista de Clannad. Tomoya foi rotulado como um delinquente,ou um jovem que desafia a autoridade,devido à sua atitude de não comprometimento em relação à escola e a apatia geral para viver sua vida,no início da história,ele odeia a cidade onde viveu toda a sua vida,cidade onde a historia se situa.Ele é muito sincero em seus comentários e não hesita em falar o que vem a sua mente,mesmo que isso faça ele parecer rude.Apesar disso, Tomoya é muito leal aos seus amigos,e é conhecido por ser dedicado para aqueles ao seu redor que precisam de ajuda ou apoio.Ele geralmente tem uma personalidade altruísta e não espera nada dos outros em troca de o que ele faz para eles. Tomoya conhece Nagisa Furukawa, a heroína principal de Clannad, no início da história. Nagisa é uma garota de personalidade calma,que tem muito baixa auto-estima e auto-confiança que a leva a confiar em pessoas ao seu redor para seu apoio, ela desenvolveu o estranho hábito de murmurar os nomes das comidas favoritas que ela planeja comer como forma para motivar a si mesma,como anpan. Kyou Fujibayashi,outra heroína de Clannad, é uma garota boca-suja e agressiva conhecida como uma boa cozinheira entre seus amigos e familiares.Quando irritada, ela não hesita em lançar um livro nas pessoas que muitas vezes ela carrega para tais propósitos.Apesar desta atitude, ela também tem um lado mais fraco, especialmente para sua jovem irmã gêmea Ryou Fujibayashi. Tomoya conhece uma garota gênio chamada Kotomi Ichinose, também uma das heroínas da historia,um dia na escola.Ela se classificou entre os dez primeiros em todo o país em resultado do exame padronizado de cada assunto, ela sempre vai à biblioteca para ler matérias extras,principalmente livros em línguas estrangeiras. Kotomi é uma garota muito tranquila,com poucas habilidades sociais,e é muito difícil se comunicar com ela;Kotomi pode até ignorar completamente alguém ao ler, mesmo que as perturbações estejam altas ao seu redor.A quarta heroína de Clannad é um estudante do segundo ano chamada Tomoyo Sakagami que é transferida para a escola de Tomoya. Tomoyo, como Kyou,pode ser extremamente agressiva,é uma lutadora muito forte, preferindo usar chutes de perfuração, e é muito atlética.Embora Tomoya seja mais velho que ela,Tomoyo não mostrar-lhe o seu devido respeito como um aluno mais antigo. Tomoyo aparece no quinto jogo da Key, Tomoyo After:It's a Wonderful Life, como a heroína principal. A última heroína principal de Clannad é uma estudante do primeiro ano chamada Fuko Ibuki, que tem uma atitude distante em relação aos outros e, antes de ela conhecer Tomoya, foi vista sozinha fazendo esculturas em madeira de estrela com uma faca pequena para dar aos outros como presentes. Fuko é extremamente encantada com estrelas do mar, ou coisas que estão em forma de estrela,e muitas vezes entra em pequenos surtos de euforia,onde perde a consciência de seu sentidos.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

História[editar | editar código-fonte]

A história de Clannad gira em torno de Tomoya Okazaki, um estudante do terceiro ano do ensino médio que não gosta sua vida.A mãe de Tomoya, Atsuko, morreu quando Tomoya era pequeno, deixando seu pai, Naoyuki, para cuidá-lo.Após o acidente,o pai de Tomoya se tornou viciado em álcool e jogo, e criou brigas com seu filho.Um dia, Naoyuki, novamente discutindo com seu filho,empurrou Tomoya contra a parede,deslocando o ombro de seu filho gravemente. Desde então, Tomoya e seu pai passaram a se tratar bem,mas de uma forma distante, como se eles fossem estranhos ao invés de uma família.

Isso dói mais em Tomoya do que as antigas brigas com o pai,e o ressentimento de voltar para casa leva Tomoya a ficar constantemente fora de casa a noite toda.Além disso,a lesão no ombro incapacitou Tomoya de participar do seu clube de basquete,e o estimulou a se distanciar de sua escola e de outras atividades.Assim,sua vida de delinquente se inicia.O melhor amigo de Tomoya,Youhei Sunohara,que foi expulso do clube de futebol por uma briga,também é um delinquente e,muitas vezes fica em seu dormitório com Tomoya sem fazer nada.

A história começa na segunda-feira 14 de abril de 2003, no início do ano letivo, quando Tomoya encontra por acaso Nagisa Furukawa, uma garota de fala suave um ano mais velha que ele, que está repetindo o ano escolar por ter ficado muito doente no ano anterior.Seu objetivo é participar do clube de teatro para o qual ela não pode entrar devido à sua doença, mas eles descobrem que o clube de teatro foi fechado depois que os membros remanescentes se formaram. Como Tomoya tem muito tempo para livre,ele decide ajudar Nagisa a retomar o clube de teatro.Durante esse tempo, Tomoya faz amizade com várias outras garotas e começa a conhece-las mais profundamente,ajudando-as com seus problemas individuais.

After Story[editar | editar código-fonte]

Clannad ~After Story~ Logo

Na segunda parte da história,que começa imediatamente após o final da primeira parte,mas se estende para os próximos dez anos,Tomoya e Nagisa vivem juntos como uma família.Tomoya tem de suportar várias dificuldades que a família vem sofrendo,principalmente envolvendo a doença de Nagisa.Logo após dar à luz a sua filha Ushio,Nagisa morre,deixando Tomoya em um estado de depressão.Isso faz com que os pais da Nagisa,Akio e Sanae fiquem cuidando de Ushio.Cinco anos mais tarde,Tomoya conheçe Shino Okazaki,sua avó paterna.Shino explica a Tomoya sobre o passado de seu pai e da tragédia,semelhante à situação atual de Tomoya após a morte de Nagisa.Depois de ouvir isso,Tomoya decide criar Ushio Naoyuki e assumir o dever de pai.Pouco depois Tomoya recupera seu propósito de vida,mas Ushio é pega com a mesma doença que Nagisa.Tomoya,Sanae e Akio lutam para salvar Ushio,com Tomoya se aposentando de seu trabalho,mas todos os esforços são inúteis.No Inverno seguinte,querendo fazer alguma coisa por Ushio,Tomoya decide levar Ushio em uma viagem,mas Ushio cai inconsciente e morre pouco depois. O psicológico de Tomoya é desenvolvido em seus sonhos de um mundo sombrio,onde pequenas esferas de luz flutuam em torno do chamado mundo ilusório(幻想 世界 Genso Sekai?).Nos primeiros sonhos,ele vê um mundo desprovido de toda a vida,exceto por uma garota(e grama). Cada vez que ele sonha,ele descobre mais sobre esse mundo. Tomoya descobre que a garota tem uma habilidade especial para fundir lixo criar coisas novas,com a qual ela cria um corpo para ele.Assim,ele renasce neste mundo,e passa todo o seu tempo seguindo a menina. Tomoya acredita que somente os dois estão "vivos".Para passar o tempo, Tomoya e a garota tentam construir outra boneca com mais lixo que encontram,mas como ela não tem alma,ela não consegue ganhar vida.Lembrando do mundo distante de onde ele veio, Tomoya convence a garota a construir um navio para que os dois possam escapar do inverno que se aproxima e continuar uma vida feliz.Eventualmente,o inverno começa,e a menina se torna fria a ponto de não poder se mover mais.Após passar por essa tragédia,a menina diz a Tomoya que ele tem outra chance de voltar e fazer as coisas direito.Para fazer isso,ele deve recolher algumas "luzes" (símbolos de felicidade),similares aos flutuando ao redor do mundo ilusório.Se todas as "luzes" forem coletadas ao longo de ambas as partes da história,uma chance de salvar Nagisa de morrer no parto se tornará possível, e o verdadeiro fim onde Nagisa sobrevive e vive com Tomoya e Ushio, sua filha,também se torna possível.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O produtor executivo de Clannad foi Takahiro Baba da Visual Art's,a editora que controla a Key.Jun Maeda,que foi um dos três escritores do enredo principal,junto com Kai,e Yuichi Suzumoto,planejou Clannad e escreveu a maioria dos cenários.Os cenários auxiliares foram fornecidos por Toya Okano.Itaru Hinoue chefiou a direção de arte,e também trabalhou no projeto de criação dos personagens.Miracle Mikipon,Mochisuke,Na-Ga e Shinory completaram a computação gráfica.Torino produziu a arte de fundo.A música do jogo foi composta por Maeda,Shinji Orito e Togoshi Magome.Para o segundo Visual Novel da Key,Air,Maeda admitiu que se sentia capaz de escrever o que ele queria para o enredo do jogo,porém mais tarde descobriu que o Air era difícil para os jogadores aceitarem e experimentarem.Devido a isso,Maeda sentiu que para o próximo trabalho da Key,Clannad,ele tinha o dever de fazer o jogo mais fácil de aceitar pelo maior número de usuários possível.De qualquer maneira,ele queria fazer um jogo divertido,e iniciou o planejamento de Clannad quase imediatamente após a conclusão de Air.Desde o início do planejamento de Clannad,o Maeda não queria escrever uma história como a de Air,mas queria se concentrar em escrever uma profunda conexão entre o "as pessoas e a cidade",e sobre "humanidade".Maeda notou que ele excedeu a sua capacidade de escrita ao escrever a maior parte dos cenários em Clannad,e compara o processo de escrita Clannad como uma "parede que eu nunca vou ser capaz de construir mais uma vez."No início quando Maeda sentiu que estava preparado,a história do jogo inteiro começou a aumentar a um nível nunca previsto por Maeda,e Suzumoto observou que tinha aproximadamente o dobro do tamanho do previsto.Suzumoto atribuiu o aumento devido à estrutura de prolongamento dos cenários do jogo base que gerou os cenários,e as 'ramificações' que o aumentaram. Havia mais preocupações sobre Clannad ser semelhante ao Air.Quando a historia de Nagisa estava sendo escrita,havia alguns conflitos relativos à duração do seu cenário,e,assim,colocar muita ênfase na heroína principal.Alguns estavam preocupados que ter um único personagem de ,com um enredo original seria muito parecido como o Air que foi estruturado com o enfoque geral sobre Misuzu Kamio.O presidente da empresa de Visual Art's sugeriu minimizar as diferenças de tamanho entre os cenários de outros personagens,mas acabou ignorada já que Maeda avaliou que o interesse dos jogadores pelo jogo não iria diminuir por conta dos cenários muito diferentes,e pensou que o resultado final foi uma boa.Maeda estava preocupado principalmente com o arco de After Story,uma continuação do cenário de Nagisa,o eclipse seria cenário de todo o jogo,muito parecido com o que aconteceu Air de acordo com Maeda.Para evitar que a mesma coisa acontecesse em Clannad,Maeda focou em fazer a primeira metade da história,o arco School Life,tão agradável,tornando-a longa e emocionante.

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

Key anunciou em 2001 a data de lançamento de Clannad para 2002 e,depois de vários adiamentos,Clannad foi lançado em 28 de abril de 2004 como uma edição limitada,apenas para PC em formato DVD-ROM.A edição regular foi colocada à venda menos de dois meses depois,em 06 de agosto,de 2004 e era vendido com o mesmo preço da edição limitada,ambas as edições não continham vozes para os personagens. Uma edição do jogo para consoles comerciais desenvolvido pela Interchannel para o PlayStation 2 foi lançado em 23 de fevereiro de 2006.Vozes para os personagens(Menos Tomoya Okazaki)foram incluídas para a versão de PlayStation 2.Depois da versão de PS2 vender unidades suficientes,foi decidido que uma versão mais barata também conhecida como a "Melhor Versão" seria lançada em 30 de julho de 2009.A melhor versão de PS2 também foi lançada separadamente no pacote "Key 3-part work Premium Box", junto com as melhores versões de Kanon e Air para PS2 lançado em 30 de julho de 2009.Uma versão portátil,feito para celulares SoftBank 3G e FOMA produzidos pela Protótype através Visual Art's Motto,foi lançado em 16 janeiro de 2008. Uma versão para o PC com a adição de vozes chamado "Full Voice Clannad" foi lançado em 29 fevereiro de 2008.Esta versão contém novos gráficos de computador,e o elenco de vozes da Versão para PlayStation 2 manteve-se inalterada;Tomoya ainda não possui voz. Prototype também produziu uma versão para Playstation Portátil do jogo lançado em 29 de maio de 2008 que incluiu os acréscimos da versão completa para PC com vozes.Outra conversão para consoles desenvolvido pela Protótipo para a Xbox 360 foi lançado em 28 de agosto de 2008,e inclui a vozes em alta qualidade(outra vez,menos Tomoya).A versão para Xbox 360 utiliza a Xbox Live para distribuir os arquivos de voz do "Official Another Story Clannad: On the Hillside Path that Light Watches Over",um drama CD que também foi lançado pela Prototype.A edição limitada para PSP e Xbox 360 vieram acompanhadas com uma "digest" da série de drama CD lançado pela Prototype contendo cinco histórias separadas cada;no CD fornecido com a versão PSP é diferente do CD fornecido com a versão Xbox 360.Full-voice Clannad foi re-lançado pela Key com o nome de Clannad no dia 31 de julho de 2009 em um box set contendo cinco outros importantes Visual novel chamado "Key 10th Memorial Box",e foi re-lançado em 28 de maio de 2010 com compatibilidade atualizada para o Windows 7 em PCs com o título "Clannad Memorial Edition".Prototype vai lançar uma versão de Clannad portado para o PlayStation 3.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Livros e publicações[editar | editar código-fonte]

Um livro, no formato de revista com trinta e nove páginas,chamado de pré-Clannad foi publicado pela SoftBank Creative em 15 de abril de 2004.O livro continha as imagens do Visual Novel,e uma pequena explicação dos personagens,juntamente com os esboços de produção e conceito de desenhos.Um visual fã book de 160 páginas foi publicada pela Enterbrain em 12 de outubro de 2004,que continha explicações detalhadas da história,computação gráfica,partituras para os temas de abertura e encerramento,e entrevistas com os criadores.Perto do final do livro há ilustrações originais dos personagens de Clannad de vários artistas,três capítulos adicionais do Official Another Story,e esboços de produção.Um conjunto de 14 contos ilustrados que acrescentaram à história de Clannad foram lançados entre setembro de 2004 e outubro de 2005 em edições da revista Dengeki ASCII Media Works 'G Intitulado Official Another Story Clannad: On the Hillside Path that Light Watches Over (Official Another Story Clannad 光見守る坂道で Official Another Story Clannad: Hikari Mimamoru Sakamichi de?),havia 13 capítulos regulares e um capítulo extra.As parcelas foram escritas por funcionários da Key e cada história é acompanhada por ilustrações do artista japonês GotoP.Mais duas histórias foram incluídas,quando foram coletadas em um volume de 103 páginas vinculadas lançado em 25 de novembro de 2005.A coletânea de contos foi re-lançado mais tarde via SoftBank 3G e telefones FOMA produzidos pela Prototype com Visual Art's Motto em janeiro de 2008.Foi publicado um capítulo por semana com o 3G SoftBank lançado três semanas antes da versão para telefones FOMA,e uma versão para telefones AU foi lançado no Verão de 2008.Prototype lançau novamente a coleção de histórias curtas,desta vez para a versão de PlayStation Portable em dois volumes,cada um contendo oito capítulos,incluindo a arte original por GotoP. O primeiro volume foi lançado em 03 de junho de 2010 e o segundo lançado em 24 de junho de 2010;o re-lançamento é descrito pelos desenvolvedores como um "Visual Sound Novel".Dois novels de Clannad de caracter antológico foram escritos por vários autores e publicados pela Jive,em Setembro e Dezembro de 2004.O primeiro volume da coletânea de curtas série de histórias antologicas escrita por Hiro Akizuki e Misaki Mutsuki intitulada Clannad.(.? くら など) foi lançado em novembro de 2008 publicado pela Harvest; o terceiro volume foi lançado em Outubro de 2009,três volumes de uma série de contos de escrito por vários autores,intitulada Clannad SSS foram publicados pela Harvest entre Junho e agosto de 2009.O primeiro volume de uma série de romances intitulada Clannad Mistery file foi publicado pela primeira vez pela Harvest em agosto de 2010.

Mangás[editar | editar código-fonte]

O primeiro mangá intitulado "Clannad oficial Comic" foi publicado na revista de mangá japonesa Comic Rush entre maio de 2005 e abril de 2009.Oito volumes encadernados foram publicados pela Jive entre 07 de novembro de 2005 e 7 de março de 2009.A história foi adaptada a partir da versão do Visual Novel que o precedeu, e foi ilustrado por Juri Misaki.O segundo mangá com o título de Official Another Story Clannad: On the Hillside Path that Light Watches Over foi publicado,pela Flex Comix,entre 21 de junho de 2007 e 21 de Agosto de 2008 na revista japonesa Comi Digi,e tem onze capítulos.A história do segundo mangá foi adaptada a partir da coletânea de contos do mangá e foi nomeado e ilustrado por Rino Fujii.O primeiro volume da segunda série de mangá foi divulgado pela Broccoli em 21 de fevereiro de 2008,em uma edição limitada e regular,cada uma com sua própria capa.A edição limitada vem com um pequeno caderno preto com o emblema da escola de Tomoya na capa.Para comemorar a venda,uma sessão de autógrafos com o ilustrador do mangá assinando cópias foi realizada em 02 de março de 2008 na Gamers em Nagoya,no Japão. O segundo e o último volume,novamente em edições limitadas e regular,foram lançados em 20 de dezembro de 2008.O terceiro mangá de Clannad começou a ser publicado pela ASCII Media Works na edição de agosto de 2007 da revista japonesa Revista Dengeki G's.O mangá terminou de ser publicado na Revista Dengeki G's na edição de julho 2009,e começou a ser publicado a partir do oitavo volume na Festival Dengeki G's! comic,revista irmã da Dengeki G's Magazine,no dia 26 de outubro de 2009.A história é uma adaptação da versão do visual novel que o precedeu,e é ilustrada por Shaa.O primeiro volume encadernado da terceira série de mangá foi lançado pela ASCII Media Works sob a logo-marca da Dengeki Comics em 27 de fevereiro de 2008,seguido do segundo volume em 27 de março de 2009.A quarta série de mangá sob o título de Clannad: Tomoyo Dearest foi publicado entre 20 de fevereiro e 20 de agosto de 2008 na revista de mangá Shonen Dragon Age Pure,pela Fujimi Shobo.A história gira em torno do arco de Tomoyo do Visual novel de Clannad,e é ilustrada por Yukiko Sumiyoshi.Um volume único de Clannad:. Tomoyo Dearest foi lançado em 09 de outubro de 2008.Houve também quatro conjuntos de antologias do mangá produzidos por empresas diferentes e desenhada por uma infinidade de artistas diferentes.O primeiro volume da série de antologias mais antiga,lançada pela Ohzora sob o título Clannad,foi lançado em junho de 2004 sob a Logo-marca Twin Heart Comics.Esta série continuou a ser lançado até abril de 2005 com o quinto volume.A segunda edição de antologias foi lançada em um único volume pela Jive em 25 de janeiro de 2005 intitulada Clannad Comic Anthology: Another Symphony.A terceira série de antologias foi lançada em dois volumes pela Ichijinsha em 25 de junho de 2004 e 24 de julho de 2004 na DNA Media Comics;um terceiro volume especial foi liberado mais tarde em 25 de dezembro de 2007.O primeiro volume da última série de antológias,uma coleção de histórias em quadrinhos lançada pela Enterbrain,sob o título "Magi-Cu 4-koma Clannad",foi lançado em 25 de fevereiro de 2008 sob a logo-marca da MC Comics,o décimo volume da série foi lançado em 26 de agosto de 2009.Cada uma das séries de antologias é escritas e desenhadas por uma média de vinte pessoas por unidade de volume.

Drama CDs[editar | editar código-fonte]

Há dois conjuntos separados de Drama CD's baseados na série Clannad.O primeiro conjunto,produzido pela Frontier Works, contém cinco CD's cada um focando em uma heroína diferente da história de Clannad variando de Nagisa,Kotomi,Fuko,Kyou,e Tomoyo.O primeiro volume foi lançado no Japão em 25 de abril de 2007,como uma edição limitada com uma faixa extra adicionada.O segundo através de cinco volumes mensais seguidos com incrementos,entre 25 de maio de 2007 e 24 de agosto de 2007. O segundo conjunto, produzido pela Prototypee contém quatro CDs:o primeiro foi lançado em 25 de julho de 2007.Dois volumes dos quatro foram liberados em intervalos de um mês depois,com o último a ser lançado em 24 outubro de 2007.Cada CD é baseado nas histórias da coleção "Official Another Story Clannad: On the Hillside Path that Light Watches Over".O artista GotoP, que forneceu as ilustrações para os contos,também ilustra a capa do drama CD.

Filme[editar | editar código-fonte]

A Key Animation (mesma equipe que trabalhou no anime Kanon e o filme de Air)anunciou na Tokyo Anime Fair em 23 de março de 2006,que um filme de animação seria produzido.O filme de Clannad foi lançado em 15 de setembro de 2007,dirigido pelo mesmo diretor do filme Air,Osamu Dezaki,e o roteiro foi escrito por Makoto Nakamura.O filme é uma releitura do enredo de Clannad que foca no arco da história da heroína principal,Nagisa Furukawa.O filme foi lançado em DVD em três edições:Edição de Colecionador,a Special Edition,e a edição regular em 7 de março de 2008.

Anime[editar | editar código-fonte]

Em 15 de março de 2007,a estação de televisão japonesa BS-i anunciou uma série de anime para Clannad através de um teaser trailer,curta de trinta segundos,que foi apresentada no final do último episódio da segunda série do anime Kanon.Clannad é produzido pela Kyoto Animation e dirigida por Tatsuya Ishihara,que também trabalhou em outras adaptações de Visual Novel's da Key,como Air e Kanon.O anime foi ao ar entre 04 outubro de 2007 e 27 de Março de 2008,contendo 23 episódios exibidos e um extra;o horário de transmissão foi primeiramente anunciado em 11 de agosto de 2007 no festival TBS Anime Festa, que foi também quando o primeiro episódio foi exibido.O anime foi lançado em um conjunto de oito coletâneas de DVD lançados entre 19 de dezembro de 2007 e 16 de julho de 2008 pela Pony Canyon,com cada compilação contendo três episódios.Dos 24 episódios,23 foram ao ar na televisão sendo 22 episódios regulares,seguido de um episódio adicional extra.O último episódio foi lançado como uma animação de vídeo original (OVA) no 8º DVD em 16 de julho de 2008 e está situado em um universo alternativo da série de anime,onde Tomoya e Tomoyo estão namorando,que é baseada no cenário de Tomoyo no jogo.O episódio OVA foi inspecionado em 31 de maio de 2008 para um público de 400 pessoas escolhidas através de um email em campanha de postais.Um conjunto de Blu-ray disc box de Clannad foi lançado em 30 de abril de 2010 em Japão. Após o término do vigésimo terceiro episódio da primeira temporada do anime Clannad,um teaser trailer de quinze segundos foi ao ar anunciando uma segunda temporada,intitulada Clannad After Story.O anime é novamente animado pelo Kyoto Animation,e mostra o arco After Story,do visual novel,que é uma continuação da história de Nagisa,em 24 episódios.A mesma equipe e elenco do primeiro anime foram utilizados e foi transmitido no Japão entre 03 de outubro de 2008 e 26 de março de 2009.Dos 24 episódios,22 episódios são regulares,o vigésima terceiro é um episódio extra,e o último episódio é um episódio de resumo mostrando os s da série. Os episódios foram lançados em oito volumes compilados em DVD entre 03 de dezembro de 2008 e 01 de julho de 2009.O oitavo volume do DVD veio com um episódio OVA adicional,previsto em um universo alternativo da série de anime,onde Tomoya e Kyou estão namorando.O episódio OVA foi inspecionado em 24 de maio de 2009 para um número limitado de pessoas. A empresa de licença de arrendamento Sentai Filmworks licenciou o anime Clannad,e a ADV Films distribuiu a série de televisão e os OVA começando com a primeira metade da temporada,consistindo em doze episódios com legendas em Inglês,áudio em japonês e nenhuma faixa de idioma em Inglês,que foi lançado em 3 de março de 2009.O conjunto da segunda metade da temporada contendo os episódios restantes foi lançado em 05 de maio de 2009.A Sentai Filmworks licenciou o anime Clannad After Story; a Section23 Films distribuiu a série de televisão e o OVA começando com um conjunto com a primeira metade da temporada com legendas em Inglês lançado em 20 de outubro de 2009.O conjunto com a segunda metade foi lançado em 8 de dezembro de 2009.Sentai Filmworks vai relançar Clannada em DVD com dublagem em Inglês.A versão dublada em Inglês vai estrear na América do Norte em 25 de março de 2010 no Anime Network. O tema de abertura da primeira temporada é "mix Mag Mell '~ cuckool 2007 ~" por Eufonius,um remix da música" "Mag Mell"-cockool-mix ",apresentado no terceiro disco da trilha sonora original do jogo,que é em si um remix da abertura tema do jogo "Mag Mell" (メグメル Megu Meru?).O tema de encerramento da primeira temporada é "A grande família Dango" (だ ん ご 大 家族 Dango Daikazoku?) por Chata.Ele possui a mesma melodia de "Small Palms" (小さな て の ひら Chiisana Tenohira?),o tema de encerramento do arco After History do jogo.O tema de abertura da segunda temporada é "Uma canção para passar o tempo" (時 を 刻む 唄 Toki o Kizamu Uta?) que utiliza a mesma melodia que a música de fundo "para as mesmas alturas" (同じ 高み へ Onaji e Takami?) da trilha sonora do jogo.O tema de encerramento é "Torch",e ambos os temas de abertura e final são cantadas por Lia.O restante da trilha sonora de ambas as temporadas do anime fazem parte de vários álbuns lançados para o visual novel Clannad,incluindo a OST de Clannad, Mabinogi,-Memento-,Sorarado, e Sorarado append.A arte da capa de Sorarado append também é visível na ultima cena da animação de encerramento da primeira temporada.

Internet Radio Show[editar | editar código-fonte]

Um show de rádio na Internet para promover a série anime Clannad chamada "Nagisa a Sanae no Omae ni Rainbow"(渚 と 早苗 の おまえ に レインボー?) foi ao ar entre 05 de outubro de 2007 e 03 de outubro de 2008,contendo cinqüenta e dois episódios.O show,produzido por Onsen e Animate TV,foi organizada pelo MAI Nakahara,que interpretou Nagisa Furukawa no anime,e Kikuko Inoue,que interpretou Sanae Furukawa,e foi transmitido online toda sexta-feira.Vários dubladores da adaptação do anime apareceram no show,como convidados,que incluíram Ryo Hirohashi(como Kyou),Atsuko Enomoto(como Yukine),Akemi Kanda(como Ryou),Yuichi Nakamura(como Tomoya) e Daisuke Sakaguchi(como Youhei).Um disco duplo de compilação que contém o primeiros treze shows emitidos foi produzido em 18 de junho de 2008.Um CD duplo de compilações contendo do décimo quarto ao vigésimo sexto programa foi lançado em 15 de outubro de 2008,seguido de um terceiro volume de CD em 19 de novembro de 2008.O quarto e último volume foi lançado em 18 de fevereiro de 2009 com o resto dos programas. Um segundo programa de rádio de Internet para promover a série de anime Clannad After Story chamada Nagisa to Sanae to Akio no Omae ni Hyper Rainbow(渚と早苗と秋生のおまえにハイパーレインボー) foi transmitido entre 10 de outubro de 2008 e 10 de abril de 2009,contendo 26 episódios.O show também foi produzido por Onsen e Animate TV,e foi transmitido online toda sexta-feira.O show teve três apresentadores,incluindo os dois anteriores mais Ryōtarō Okiayu que interpreta Akio Furukawa na série de anime.Dois CD's duplos de compilações foram lançados com as transmissões do segundo show de internet,o primeiro lançado em 18 de fevereiro de 2009,seguido pelo segundo em 29 de maio de 2009.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A versão visual Novel tem quatro canções como tema principal,o tema de abertura "Mag Mell" (メグメル Megu Meru),o tema de encerramento "-Two Shadows" (-? 二つ 影 --Kage Futatsu),a música de fundo "Ana",e o tema de encerramento do arco After History "Small Palms" (小さな て の ひら Chiisana Tenohira).A abertura e os temas de encerramento foram cantadas por Riya de Eufonius,e a música de fundo foi cantada por Lia da I've Sound.Seis dos personagens têm canções tema de fundo,as cinco heroínas e Yukine Miyazawa.A Música tema de Nagisa é auto-intitulada "Nagisa" (渚);o tema de Kyou é "Isso é como o vento" (それ は 風 の よう に Sore wa Kaze no Yoni);O tema de Kotomi é "Étude Pour les Petites Supercordes";o tema de Tomoyo é "A determinação dela"(彼女 の 本気 Kanojo no Honki);o tema de Fuko é "Depressa,estrela do mar"(は~りぃすたーふぃしゅ Ha~rī Sutāfisshu),por último,o tema de Yukine é "Festa do chá na sala de referência"(資料室のお茶会 Shiryōshitsu no Ochakai). O primeiro álbum de música foi um álbum chamado Sorarado lançado em Dezembro de 2003 apresentando músicas cantadas por Riya.O próximo álbum,Mabinogi,veio junto com o lançamento original de Clannad em Abril de 2004.A trilha sonora original do jogo foi lançado em agosto de 2004 contendo três discos com 36 faixas diferentes junto com versões remix de muitas das músicas de fundo em versões mais curtas,instrumentais,e remixadas das músicas tema.Um seguimento para o primeiro álbum de imagem vocal foi lançado em dezembro de 2004 chamado Sorarado Append;as músicas foram cantadas novamente por Riya.Um álbum de remixes intitulado -Memento- também foi lançado em dezembro de 2004 e continha dois discos.Um álbum de arranjo de piano foi lançado em dezembro de 2005 chamado Piano no Mori,e continha cinco faixas de Clannad e cinco de Tomoyo After: It's a Wonderful Life.Cada um dos álbuns lançados para a versão visual novel foram liberados pela gravadora da Key,Key Sounds Label. Um maxi-single da Eufonius foi lançado em julho de 2007 para o filme Clannad chamada "Mag Mell ~frequency⇒e Ver.~".O single continha uma versão remix do tema de abertura do jogo,uma faixa instrumental desse remix e uma música original.Um álbum de imagens intitulado Yakusoku foi lançado em agosto de 2007 com uma canção cantada por Lia,uma versão instrumental da canção,e duas músicas de fundo usado no filme.A trilha sonora original do filme foi lançada em novembro de 2007.Os álbuns que foram lançados para o filme foram produzidos pela Frontier Works.Um single foi lançado em outubro de 2007 para a primeira temporada do anime chamado "Mag Mell / Dango Daikazoku",que continha a abertura e encerramento do anime em versões originais,curtas e instrumentais mais uma versão remix de "A Girl's Fantasy"(少女の幻想 Shōjo no Gensō),uma faixa de Sorarado cantada por Riya.Um single para a segunda temporada do anime foi lançado em novembro de 2008 chamado "Toki o Kizamu Uta / Torch",e contém a abertura e encerramento do anime,temas cantados por Lia.Um álbum remix contendo versões de arranjo de piano dos temas de abertura e encerramento da segunda temporada do anime foi lançada em dezembro de 2008 chamado "Toki o Kizamu Uta / Torch" Piano Arrange Disc.Os dois singles e o álbum da série de anime foi produzido pela Key Sounds Label.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

Em Outubro de 2007 a Dengeki G's Magazine emitiu os resultados da votação para os cinquenta melhores jogos Bishōjo.Dos 249 títulos,Clannad ficou em primeiro lugar com 114 votos,o título de segundo lugar,Fate/Stay Night,teve 78 votos.A versão de PlayStation 2 lançada em 2006 foi revista pela revista de video games japonesa Famitsu que deu um escore global de 26/40(a partir de quatro pontos individuais de avaliação,7,7,6 e 6).A adaptação de anime foi aclamada pela crítica.Enquanto a primeira temporada de Clannad recebeu críticas que vão de positivas a variadas,a segunda temporada,Clannad After Story,tem recebido elogios da crítica mundial.O site Them anime reviews deu a série uma pontuação de 4 de 5 estrelas,o revisor Tim Jones descreve a primeira temporada como "a mais aprofundada adaptação da Key animada até agora",e o revisor Stig Høgset declarou que a segunda temporada After Story "vai jogar com as tragédias e o drama consideravelmente,muito possivelmente,arrancando o coração no processo.Este é o tempo onde realmente começa a voar,dando ao show um pouco de peso real nos departamentos emocionais." Theron Martin Anime News Network classificou a primeira temporada de "B +", criticando o uso extensivo de elementos moe,mas considerou um apelo de entretenimento para uma "base de fãs que se deleita com esse tipo de coisa."Sua opinião para a segunda temporada After Story foi muito mais positiva,dando-lhe uma classificação 'A'.Ele elogiou a segunda metade da temporada como "A parte melhor escrita de Clannad",afirmando que "efetivamente constrói e entrega seu apelo emocional,reforça o tema central da série(ou seja, a importância da família),grande visual,"e concluíndo que apenas a mais cínica das almas evitará derramar pelo menos algumas lágrimas em alguns pontos." No site DVD Talk,ocrítico Todd Douglas Jr. avaliou Clannad After Story como "Altamente Recomendado",afirmando que "a gama de emoções que Clannad faz você sentir é bastante assustadora.Ele é charmoso,bonito,divertido,misterioso e trágico,tudo ao mesmo tempo.Poucos são tão memoráveos,e poucos são tão bons por tanto tempo."Ele conclui que a narrativa é "sincera" e "memorável,de muitas formas".

Vendas[editar | editar código-fonte]

No ranking nacional de jogos Bishōjo, em relação a quantidade vendida no Japão,a edição limitada Clannad versão de PC estreou no número em 1º duas vezes desde seu lançamento, e depois a versão para PC teve uma queda até o 46º lugar no top 50.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Clannad

[[Categoria:Jogos eletrônicos de 2004]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Clannad (visual novel)