Claritas Fossae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Claritas Fossae
Claritas Fossae.jpg

Claritas Fossae vista pela HiRISE.
Planeta Marte
Tipo fossa
Coordenadas 31.5° S, 104.1° W
Extensão 2.050 km
Quadrângulo Phoenicis Lacus e Thaumasia

Claritas Fossae é uma fossa nos quadrângulos de Phoenicis Lacus e Thaumasia, em Marte, localizada a 31.5 S e 104.1 W. Possui 2.050 km de extensão e recebeu o nome de uma formação de albedo clássica.1

Depressões extensas e estreitas são chamadas fossae na linguagem geográfica utilizada para Marte. O termo é derivado do latim, assim fossa é singular e fossae é plural.2 As fossas se formam quando a superfície é estirada até seu rompimento. Esse estiramento pode ser devido ao peso excessivo de um vulcão próximo. Fossae/crateras de buraco são comuns próximos a vulcões no complexo vulcânico de Tharsis e Elysium. 3 Uma fenda muitas vezes possui duas quebras com a sessão intermediária se movendo para baixo, deixando escarpas íngremes nos lados; uma fenda deste tipo é chamada um graben. 4 O lago George, no norte do estado de New York, é um lago que se situa sobre um graben.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://planetarynames.wr.usgs.gov
  2. http://www.marsartgallery.com/marsnames.html
  3. Skinner, J., L. Skinner, e J. Kargel. 2007. Re-assessment of Hydrovolcanism-based Resurfacing within the Galaxias Fossae Region of Mars. Lunar and Planetary Science XXXVIII (2007)
  4. http://hirise.lpl.arizona.edu/PSP_008641_2105
Ícone de esboço Este artigo sobre Marte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.