Classmate PC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Classmate PC
notebook
Intel Classmate PC.jpg
Sistema operativo: Mandriva Linux Discovery 2007
Metasys Classmate 2.0
Windows XP Professional
Ubuntu Education Edition for the ClassmatePC
Memória: DDR-II 256M (somente Linux) ou 512 SO-DIMM
Portal Tecnologias da informação

ClassMate PC, previamente conhecido como Eduwise, é um notebook de baixo custo criado pela Intel e destinado aos estudantes.

O projecto apareceu como resposta aos computadores XO idealizados por Nicholas Negroponte, na guerra pela liderança no mercado dos Netbooks.

Os Classmate PC estão presentes em mais de 30 países. Na Indonésia é conhecido pelo nome de «Anoa», na Índia é o Mileap-X series, na Itália é o Jumpc no no Brasil é conhecido por Mobo Kids e em Portugal por Magalhães.1

O notebook já está sendo comercializado e pode ser comprado por pessoas interessadas no Brasil. 2

Leilão[editar | editar código-fonte]

O ClassMatePC venceu parcialmente o leilão "Um Computador por Aluno (UCA)" promovido pelo Governo Federal para fornecer 150 mil laptops educacionais ao MEC. Para ganhar o leilão, era necessário que o computador atendesse aos requisitos minimos propostos pelo governo, como uma configuração básica, além do comprometimento para fornercer suporte e infra-estrutura de rede para os computadores usados nos colégios. Os laptops serão distribuidos em 2008, mas antes, o governo ainda tentará baixar mais o preço da maquina. 3 4 5 No entanto, atualmente, o leilão se encontra congelado. 6 O Governo não descarta cancelar o leilão e lançar um novo. 7

Distribuição no Brasil[editar | editar código-fonte]

Dos 150 mil notebooks, eles serão distribuidos assim:6

O estado a receber o menor número de maquinas será Roraima com 3.353 maquinas

A escolha das instituições de ensino que participarão do projeto piloto fica por conta dos governos estaduais e das secretarias municipais de ensino.

Principal concorrente no Brasil[editar | editar código-fonte]

XO: (The Children's Machine) é provavelmente o primeiro projecto de criação e distribuição de Portáteis de baixo custo em países em desenvolvimento, criado por Nicholas Negroponte do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e propondo um equipamento semelhante ao Classmate PC.

Projetos semelhantes[editar | editar código-fonte]

  • Outras empresas como a Asiatotal.net8 resolveram concorrer com a OLPC com o computador iT, que tem 14 teclas patrocinadas (no teclado), viabilizando a distribuição gratuita para pessoas em todo mundo que não tenham acesso à internet.
  • Outro projeto semelhante foi criado pela VIA Technologies sob o nome de "pc-1 Initiative".9
  • A AMD começou a produzir em 200410 11 um computador simplificado voltado a um público de menor poder aquisitivo, chamado de Personal Internet Communicator (ou PIC). O cancelamento de sua produção foi anunciado em 13 de novembro de 2006.12

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Classmate PC
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.